Riofilme anuncia altos investimentos para o audiovisual carioca

A Riofilme anunciou hoje, dia 25, o investimentos para 2012 de R$ 31 milhões através do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca (FAC). A verba será destinada a mais de 70 projetos entre filmes, festivais e ações de democratização de acesso. O Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca (FAC) é a grande novidade, e uma reivindicação da classe cinematografica do Rio de janeiro, que prevê um investimento não-reembolsável de 10 milhões de reais em filmes e conteúdo de TV por meio de cinco linhas: Desenvolvimento de longas; Desenvolvimento de TV; Produção de curtas; Produção de documentários para TV; e Produção e finalização de longas.

O FAC também fará parcerias com canais de TV, com um milhão de reais do Canal Brasil, em forma de co-produção,  e 100 mil reais do Instituto Oi Futuro para premiações. A Riofilme também destinará 10 milhões de reais, em investimentos reembolsáveis, para a produção e lançamento de filmes com maior potencial de arrecadação. Na prática, trata-se de um financiamento dos projetos, que deverão devolver o dinheiro após um prazo determinado.
Onze milhões serão divididos na realização de eventos setoriais estratégicos (3,5 milhões de reais), Funcine Rio 1 (4 milhões de reais) e ações de democratização do acesso do público (3,5 milhões de reais).

Só podem participar desses editais os projetos de empresas sediadas no Rio de Janeiro, e a verba precisa ser gasta na cidade,  independentemente de onde a produção seja filmada. Segundo o presidente da Riofilme, Sérgio Sá Leitão, a idéia é transformar o Rio de Janeiro na capital latino-americana do cinema, mirando a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. O regulamento do programa será publicado no dia 2 de dezembro, e o período de inscrições vai de 12 de dezembro a 13 de janeiro. O resultado sai no dia 2 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.