O jornalista e crítico Celso Sabadin ministra curso sobre Mazzaropi em São Paulo

A Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos recebe entre os dias 7 e 28 de abril uma programação especial em homenagem ao centenário de Amácio Mazzaropi, comemorado no dia 9 de abril.

Para marcar a data, o jornalista e crítico Celso Sabadin vai ministrar, entre os dias 9 e 23 de abril, o curso gratuito Mazzaropi – 100 Anos em 3 Dias.

Os encontros começam sempre às 19h e, paralelamente, ocorre uma mostra na Biblioteca entre os dias 7 e 28 de abril, que conta com três longas protagonizados pelo homenageado: “O Corintiano”, “Sai da Frente” e “O Puritano da Rua Augusta”.

Para elaborar a programação, Sabadin priorizou dois pontos. Primeiro, apresenta um Mazzaropi mais desconhecido ao grande público, aquele que trabalhou como produtor, distribuidor e empresário. O segundo ponto visa entender o estrondoso sucesso de Mazzaropi, que ao longo de 30 anos de carreira cinematográfica produziu 32 longas e vendeu mais de 200 milhões de ingressos.

A Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos fica na Rua Cisplatina, 505, no Ipiranga. O telefone para informações é o 2273-2390.

Confira a programação completa:

Mazzaropi – 100 Anos em 3 dias
Coord.: Celso Sabadin (jornalista e crítico de cinema).
Inscrições na Biblioteca.

1º Encontro
Serão enfocados assuntos como a construção do mito do caipira, como o paulistano Mazzaropi se apropria e divulga o personagem a partir de Monteiro Lobato, o trabalho inicial em circo e, posteriormente, na rádio e na televisão, para depois chegar ao cinema.
Dia 9/4, 19h

2º Encontro
Serão abordados assuntos como os anos dourados da Vera Cruz, o Mazzaropi urbano de Abílio Pereira de Almeida, a retomada do caipira e o sucesso espetacular na tela grande.
Dia 16/4, 19h

3º Encontro
Serão abordados assuntos como o Mazzaropi que o público desconhecia: argumentista, diretor, produtor, empresário, distribuidor e homem de negócios; a ascenção e declínio da PAM (Produções Amácio Mazzaropi) e os mistérios que rondam a morte do artista.
Dia 23/4, 19h


Mostra Mazzaropi: 100 ANOS

O Corintiano
(Brasil, 1966, 98 min). Dir.: Milton Amaral. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini e outros. 10 anos.
Torcedor fanático pelo Corinthians entra em conflito com os filhos e os vizinhos “palestra-italianados”.
Dia 7/4, 19h. Dia 9/4, 17h30

Sai da Frente
(Brasil, 1952, 80 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira e outros. 10 anos.
Um dia na vida do dono de um caminhão que, para fazer uma mudança de São Paulo para Santos, envolve-se em inúmeras confusões com burocratas, policiais, motoristas e uma artista de circo.
Dia 14/4, 19h. Dia 16/4, 17h30

O Puritano da Rua Augusta
(Brasil, 1965, 102 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire e outros. 16 anos.
Pai de família que enlouquece os filhos com seu conservadorismo extremo muda radicalmente de comportamento ao sofrer um ataque do coração.
Dia 23/4, 17h30. Dia 28/4, 19h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.