Livros, por Hermes Leal — 12 agosto 2014
Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro

Os objetos em cena no cinema são tão artísticos quanto os conceitos que envolvem os aspectos emocionais e visuais dos personagens que dão sentido à estética e ao conteúdo do filme. Dois livros lançados recentemente abordam estes dois aspectos, na direção de arte e no cinema de autor. A importância da direção de arte no cinema recebeu uma belíssima homenagem no livro “Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro” (Editora Senac e Sesc), de Vera Hamburger, diretora de arte conceituada que colocou no papel a sua criação e de colegas como Clóvis Bueno, Marcos Flaksman e Adrian Cooper. Com muitas ilustrações, mais de 600 imagens, desenhos de projeto, fotografias de construção e de cena, o livro constitui uma importante documentação sobre a realização cinematográfica brasileira, assim como valiosa ferramenta para a pesquisa e formação de novos profissionais.

Trata-se de um livro de arte, de consulta, de aprendizado, em que os conceitos fundamentais da direção de arte são debatidos, assim como o processo de trabalho de cada autor, incluindo os trabalhos de Vera em filmes como “Carandiru” e “A Ostra e o Vento”, além de importantes produções do cinema brasileiro no período de 1954 aos anos 2000.

Relacionados

Compartilhe

(0) Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>