Casa de Cinema de Porto Alegre estreia série no SporTV

Estreia nesta segunda-feira, 19 de dezembro, a série A Olimpíada Passou por Aqui, uma coprodução da Casa de Cinema de Porto Alegre e SporTV. Esta é a segunda vez que o canal e a produtora desenvolvem um projeto: em 2014, foi a vez da série A Copa Passou por Aqui, de 11 episódios assinados por realizadores de oito Estados.

A Olimpíada Passou por Aqui é uma série composta por cinco documentários, dirigidos por sete cineastas cariocas ou residentes no Rio de Janeiro, que revelam diferentes olhares sobre os Jogos Olímpicos de 2016: Cavi Borges (Refugiados), Christiana Alcazar e Roberto Berliner (Enquanto Isso), Isabel Joffily e José Joffily (Vidigal Olimpo), Maria Augusta Ramos (Alvo) e Rafael Figueiredo (Como Ser Herói).

São registros únicos da passagem das Olimpíadas no Brasil, cujas abordagens inusitadas e sensíveis buscam ir além da cobertura jornalística focada no imediatismo do factual. Aqui, a ideia é priorizar a diversidade de cenários, assuntos, sotaques e público documentados. Cada filme traz características estéticas e visuais próprias e o conjunto deles compõe um mosaico onde a diversidade cultural das Olimpíadas, da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil estarão representadas.

Os episódios de 18 minutos contam histórias sobre refugiados e uma pequena África em pleno subúrbio carioca; a mudança na paisagem da cidade e como os Jogos Olímpicos transformaram para o bem e para o mal a vida das pessoas; a cultura do boxe no Vidigal; a relação das crianças de uma escola na Zona Oeste com o evento e um ensaio fílmico que realiza um contraponto entre as Olimpíadas Rio 2016 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que ocorreu durante o período do evento. Por meio de uma montagem precisa, narra as dinâmicas do processo no Congresso brasileiro em paralelo com imagens de partidas, jogos e provas, atletas e juízes.

Com direção geral de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado e produção de Nora Goulart, o programa será exibido diariamente às 23h30 até sexta, 23 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.