Na direção do CTAv, Daniela Pfeiffer afirma que capacitação será prioridade

Dez dias depois do produtor Christian de Castro ser confirmado como o novo diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Daniela Pfeiffer assumiu a diretoria do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), confirmando mais uma recente mudança no comando das instituições audiovisuais subordinadas ao Ministério da Cultura. Assim como Castro, Daniela é próxima do ministro Sérgio Sá Leitão. Juntos, eles foram responsáveis pela gestão do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, mais conhecido como o tradicional Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Além dessa experiência com a exibição, Daniela atuou na área da distribuição pela Elo Company, em São Paulo. Em seguida, assumiu a gerência de projetos da BRAVI, quando esta ainda se chamava Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV). Mais recentemente, a nova gestora esteve envolvida na produção de projetos culturais, além de ter se tornado professora de cinema.

Nesta entrevista para a Revista de CINEMA, realizada por e-mail, Daniela conta quais são as suas principais metas para os próximos meses e já adianta que a capacitação dos profissionais será a “bandeira principal do CTAv”. Confira:

Revista de CINEMA – Como surgiu o convite do ministro Sérgio Sá Leitão para a diretoria do CTAv?

Daniela Pfeiffer – O convite para assumir o CTAv levou em consideração a longa trajetória que eu já possuía, tanto na gestão pública, quanto na formação audiovisual. Já fui analista de projetos na Ancine, conselheira do audiovisual na Cnic [Comissão Nacional de Incentivo à Cultura], gerente de projetos na BRAVI, além de ter criado a primeira pós-graduação Lato Sensu do Brasil com foco em cadeias produtivas do audiovisual. Como a nova vocação do CTAv é capacitar produtores independentes em técnica e gestão de projetos, essa experiência mostrou-se válida e adequada para o atual momento do setor.

Revista de CINEMA – Você está assumindo esse cargo logo após um período de certa tensão entre o Ministério da Cultura e a Ancine, e na sequência da confirmação de Christian de Castro como o novo diretor-presidente da agência. Como você vê essas mudanças e de que forma o trabalho entre as três instâncias será alinhado?

Daniela Pfeiffer – Ao se posicionar como o ponto central de capacitação audiovisual, o CTAv estará alinhado com as políticas tanto do Ministério da Cultura quanto da Ancine. Todos os anos, são investidos milhões de reais, principalmente, na produção audiovisual. Ao atuar na capacitação, o CTAv tem como objetivo uma melhor preparação, tanto dos técnicos, quanto dos gestores desses recursos. Possuímos uma estrutura que há 33 anos atende o mercado, por meio do empréstimo de equipamentos e da utilização dos estúdios de som e de mixagem (nosso estúdio de mixagem é um dos maiores da América Latina). Agora, o foco será atuar também na preparação para o uso desses equipamentos, além de apresentar caminhos para viabilizar a produção independente. Uma das demandas atuais e urgentes, por exemplo, é a capacitação de roteiristas e desenvolvedores de projetos. Se considerarmos que 84% das empresas que acessaram recursos das linhas de desenvolvimento do Fundo Setorial do Audiovisual são iniciantes, temos aí um dado interessante e um terreno fértil para trabalhar. A maior parte das empresas que acessam recursos, hoje, nas linhas do Fundo Setorial ou nas leis de incentivo demandam algum tipo de capacitação.

Revista de CINEMA – Nas últimas semanas, você já teve um contato mais próximo com as atividades e a realidade atual do CTAv. Poderia fazer um rápido diagnóstico do que encontrou e o que pretende mudar a partir deste ano? 

Daniela Pfeiffer – O CTAv é um polo de audiovisual que nos últimos anos não recebeu a devida atenção. O espaço oferece apoio à preservação, produção e difusão, por meio de empréstimo de equipamentos, cessão de prêmios, apoio com envio de cópias para festivais internacionais e guarda de acervo. O prédio da Reserva Técnica, inaugurado em 2014, está preparado para armazenar uma boa parte das riquezas audiovisuais do Brasil. Atualmente, o CTAv conta com 20 mil rolos de película e 4.500 arquivos digitais, que demandam cuidados de armazenamento e manipulação. Vamos continuar assistindo o realizador independente no uso dessa estrutura, mas acrescentaremos atividades mais voltadas para a capacitação audiovisual, que passa a ser a bandeira principal do CTAv.

Revista de CINEMA – Como será o diálogo com a Cinemateca Brasileira e a Cinemateca do MAM? Já existe alguma articulação nesse sentido?

Daniela Pfeiffer – A Cinemateca Brasileira e a Cinemateca do MAM exercem um trabalho fundamental de preservação audiovisual. O CTAv também atua nessa área, de forma que pretendemos estar em diálogo permanente com essas instituições. Uma das atividades que oferecemos em difusão é o apoio a mostras e festivais, iniciantes ou consolidadas, com curadoria e sugestão de títulos de nosso acervo. Esse serviço é fundamental, não só enquanto meio de difundir conteúdo, mas também para mostrar o que o Brasil tem de melhor em seu acervo cinematográfico.

Revista de CINEMA – Além da sua atuação no setor de distribuição e exibição, você também tem um histórico ligado à capacitação e formação audiovisual. Isso vai se traduzir em algum projeto que aproxime o CTAv das escolas de cinema?

Daniela Pfeiffer – Sim. Como a nova bandeira do CTAv é a capacitação audiovisual, todas as nossas atividades, este ano, serão transversais e irão dialogar com essa diretriz. A cerimônia de posse que ocorreu na última sexta feira, dia 12 de janeiro, no Rio de Janeiro, contou com a presença de diversos representantes de escolas e universidades, tais como Universidade Federal Fluminense, Escola Darcy Ribeiro, Forcine, entre outras. Já conversei com algumas delas e pretendemos fortalecer esse diálogo ao longo de 2018. O projeto pedagógico e a metodologia a serem adotadas no CTAv estarão em sintonia com as iniciativas de formação que já acontecem pelo país.

 

Por Belisa Figueiró

One thought on “Na direção do CTAv, Daniela Pfeiffer afirma que capacitação será prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.