DOCTV CPLP III prorroga inscrições de projetos de documentários

O prazo para a inscrição de projetos de documentários inéditos para o DOCTV CPLP III foi estendido, por uma semana, até 13 de abril. O concurso internacional é uma iniciativa do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Conteúdos Audiovisuais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O objetivo do Programa CPLP Audiovisual é incentivar e difundir em escala mundial e nacional o desenvolvimento de documentários dos nove países de língua portuguesa participantes: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Serão escolhidos nove documentários inéditos de até 52 minutos, sendo um de cada país, que reflitam a realidade e situação socioeconômica contemporânea das nações que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os filmes devem respeitar o orçamento de €50.000,00 (50 mil euros). Não serão aceitas propostas que ultrapassem o valor estipulado.

A avaliação dos projetos acontece em maio, mês em que os vencedores devem ser anunciados. Além de financiamento, os projetos selecionados terão acesso à Oficina de Desenho Criativo de Produção a ser realizada ainda em 2018.

Os documentário inéditos ganham ainda estreia mundial em faixa nobre de programação e até duas reprises nas emissoras públicas de televisão que fazem parte da Rede CPLP Audiovisual. A TV Brasil faz parte desse grupo e vai exibir com exclusividade os filmes produzidos no DOCTV CPLP III em território nacional.

Podem participar do concurso realizadores e produtoras dos Estados-membros da CPLP, não havendo limite de candidaturas de projetos aos interessados. São exigidas dos realizadores e produtoras comprovantes tributários bem como documentações que comprovem os cumprimentos legais exigidos em cada país.

Mais informações sobre a candidatura podem ser encontradas no site: http://pav.cplp.org. Dúvidas e solicitações devem ser esclarecidas por meio do email anamafaldacruz.pav@cplp.org.

O Programa CPLP Audiovisual é realizado no Brasil através da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/MinC), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC)/TV Brasil que constituem o Polo Nacional do certame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.