Escola Darcy Ribeiro apresenta mostra de filmes de João Batista de Andrade

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro realiza a Mostra João Batista de Andrade, nos dias 16, 17, 18 e 21 de maio, com a exibição de longa, médias e curtas-metragens. Na segunda-feira, 21, às 19h, haverá uma sessão especial de Liberdade de Imprensa (1967), marco do documentário brasileiro, seguida de debate com o cineasta. A mostra faz parte da programação oficial do Seminário de Capacitação em Produção Audiovisual, realizado pela Escola Darcy Ribeiro.

Mineiro de Ituiutaba, o escritor e cineasta João Batista de Andrade, 65 anos, é doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Autor de 11 longas-metragens, de documentários e filmes para a televisão. Entre seus filmes mais conhecidos destacam-se DoramundoO Homem que Virou Suco O País dos Tenentes, que recebeu cinco prêmios no Festival de Brasília e foi considerado o melhor filme pelo RioCine em 1987, Vlado – 30 Anos Depois Liberdade de Imprensa.

Como escritor, é autor do livro Perdido no Meio da Rua e O Portal dos Sonhos, entre outros títulos. Em 2002, lançou O Povo Fala, com a sua tese de Doutoramento em Comunicação pela USP. Além do cinema e da literatura, João Batista de Andrade ocupou diversos cargos ligados ao cinema e à cultura brasileira. Presidiu a Associação de Cineastas de São Paulo (APACI) e a Cinemateca Brasileira, foi conselheiro do Museu da Imagem e do Som – MIS e coordenador-geral do FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental) em sua primeira e terceira edições.

 

Mostra João Batista de Andrade
Data: 16, 17, 18 e 21 de maio
Local: Escola de Cinema Darcy Ribeiro – Salas Leila Dinize Ruy Guerra – Rua da Alfândega, 5 – Centro – Rio de Janeiro – (21) 2516-3514 | 2233-0224
www.escoladarcyribeiro.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.