Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização

Chega ao mercado, neste mês, o livro Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização, que trata das relações cinematográficas entre o Brasil e a França, com foco em filmes produzidos pelos dois países, durante 15 anos, entre 1998 e 2014Voltada a profissionais, pesquisadores, estudantes do audiovisual e interessados em cinema, políticas culturais e internacionalização, a obra é fruto de um extenso estudo realizado por Belisa Figueiró, em seu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na pesquisa, que deu origem ao livro, a autora utilizou como fonte entrevistas exclusivas com profissionais conceituados do mercado cinematográfico, no Brasil e na França, além de dados de órgãos oficiais ligados ao cinema, como a Ancine e o CNC, bem como depoimentos de gestores públicos dos dois países. Belisa apresenta importantes coproduções franco-brasileiras, entre as quais o sucesso Central do Brasil – do cineasta Walter Salles, que completa 20 anos de lançamento em 2018 –, Abril Despedaçado, Meu Pé de Laranja Lima O Outro Lado da Rua.

Coprodução de Cinema com a França mostra como a cooperação entre produtores de diferentes países pode ser benéfica – financeira e criativamente –, seja nas etapas de financiamento, roteiro, pré-produção, filmagem, montagem e finalização, seja na comercialização. O livro da Editora Senac São Paulo também apresenta assuntos como a viabilidade para a internacionalização das obras, distribuição, recursos, disponibilidade e obstáculos.

Sobre a autora: Belisa Figueiró é jornalista e pesquisadora, mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi produtora de informação e imagem do Programa Cinema do Brasil/Apex-Brasil. É repórter da Revista de CINEMA. Desde 2007, escreve sobre o mercado e a indústria cinematográfica, tendo colaborado com os jornais Folha de S. Paulo e Los Angeles Times. Seu foco de pesquisa está centrado na economia do audiovisual e na circulação internacional dos filmes.

Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização
Autora: Belisa Figueiró
Editora: Senac São Paulo
Páginas: 250
Preço: R$ 58,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.