Mostra aborda a influência da película na narrativa

No final de semana de 16 a 18 de novembro, o Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, promove a mostra de cinema Cine 35mm, com obras de grandes cineastas como Jean-Luc Godard, Júlio Bressane, Jacques Demy e Paul Grimault. A mostra, com curadoria do Sesc e do programador da Cinemateca Brasileira Sergio Silva, traz filmes nos quais o suporte de captação e exibição é também parte fundamental da construção narrativa. Antes da exibição de cada filme, convidados falam da importância da película na concepção e desenvolvimento da obra. Entre eles, estão Sergio Silva, Francis Vogner e Lara Lima. Todas as exibições ocorrem em 35mm e são gratuitas, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

A película tem feito cada dia menos parte do cotidiano do espectador, com raras oportunidades de apreciar o poder estético do 35mm. Tecnologia surgida ao final do século XIX, o cinema combinava a mecânica das máquinas à química, permitindo a captação da luz em imagens estáticas, que posteriormente podiam ser exibidas gerando a ilusão de movimento. Seja em textura, luminosidade ou características relativas ao foco e à profundidade de campo, a imagem em 35mm (ou outros suportes similares), a imagem analógica – captada, tratada, montada e exibida em película – é muito distinta daquela produzida e exibida em suportes digitais.

Para a mostra, são apresentados filmes em que a película desempenha papel central em sua narrativa, em obras como “Passion”, de Jean-Luc Godard, que busca reproduzir a luz dos mestres renascentistas em grandes tableaux vivants; a reação do grão do filme à luz em “Educação Sentimental”, de Júlio Bressane, espécie de despedida da imagem analógica; “Pele de Asno”, de Jacques Demy, musical que faz uso de cores e truques de câmera para compor um rico painel audiovisual. Especialmente para o público infantil, “O Rei e o Pássaro” (“Le Roi et l’Oiseau”), de Paul Grimault, clássica animação francesa que fez o mestre japonês Hayao Miyazaki observar a importância de “usar o espaço de uma maneira vertical” em seus filmes.

A programação da mostra está disponível em sescsp.org.br/avenidapaulista.

 

Mostra 35mm
Data: 16 a 18 de novembro
Horário: Programação adulto – 20h30 (sexta e sábado) e 17h30 (domingo) / Programação infantil – 15h (sábado e domingo)
Local: Praça (térreo) – Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – (11) 3170-0800
Ingressos: Grátis – retirada de ingresso com 1h de antecedência
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.