Boy Erased – Uma Verdade Anulada

Filho de um pastor da igreja Batista bastante influente, Garrard Conley vivenciou um doloroso conflito que colocou sua orientação sexual e sua rigorosa formação religiosa em rota de colisão. Aos dezenove anos, após ser violentado por um colega de faculdade, seu segredo é cruelmente revelado a seus pais. Ele então se vê forçado a fazer uma escolha extremamente difícil: ou concordar em passar por um programa de terapia baseado na religião para “reverter” sua homossexualidade, ou ser abandonado pela família, pelos amigos e pelo Deus ao qual dedicara orações todos os dias de sua vida. Lançado no Brasil pela Intrínseca, o tocante livro de memórias do autor ganhou adaptação para o cinema, com Lucas Hedges no papel principal e a dupla Nicole Kidman e Russell Crowe como seus pais.

Movido pelo sentimento de culpa, Conley aceita ser internado na instituição que o submete a um programa de doze passos cuja finalidade é “curá-lo” dos impulsos impuros e, consequentemente, apagar uma parte do que ele é. Contudo, é justamente durante essa jornada brutal que ele encontra a força necessária para a busca por sua verdadeira identidade. Hoje o autor é um ativista da causa LGBTQI+.

Tocante e inspiradora, a história de Garrard Conley é um acerto de contas com o passado, um panorama complexo das relações dele com a família, com a fé e com a sua comunidade, numa pequena e conservadora cidade no Arkansas. Indicado ao Lamdba Literary Award, que premia títulos com temática LGBTQI+, o livro é o testemunho dos traumas e consequências de se tentar aniquilar parte essencial de um ser humano.

Sobre o autor: Garrard Conley é produtor e criador do podcast UnErased, que explora a história da terapia de conversão nos Estados Unidos. Com Boy Erased – Uma Verdade Anulada, Garrard Conley foi indicado ao Lamdba Literary Award e figurou nas listas dos livros de não ficção mais importantes de 2016 do Buzzfeed BooksShelf AwarenessO Magazine, entre outras publicações. Seus textos podem ser encontrados no The New York TimesTIMEVICECNNBuzzFeed e The Huffington Post. Vive atualmente em Nova York com o marido.

Boy Erased – Uma Verdade Anulada
Autor: Garrard Conley
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Preço: R$ 49,90 (impresso) e R$ 34,90 (e-book)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.