Festival Pequeno Cineasta tem inscrições abertas

A 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) está com as inscrições abertas para curtas de crianças e adolescentes. Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infanto-juvenil do Brasil e do mundo. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 20 de maio, no site: www.pequenocineasta.com.br. Os filmes selecionados serão exibidos em outubro, com entrada franca, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB).

Para concorrer, os pequenos cineastas devem ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de 1 a 10 minutos de duração. Todo tipo de filme é bem-vindo: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre. O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção etc., mas não pode haver interferência no processo criativo.

Os curtas devem ser enviados por e-mail através de link para download, acompanhado de fotos de divulgação e do making of.  Não serão aceitas obras que contenham mensagens que violem os direitos humanos ou valores democráticos. O regulamento completo também está disponível no site do festival.

Os filmes em competição serão avaliados por um júri composto por crianças e jovens, que já tenham experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Os vencedores levam para casa o Troféu Pequeno Cineasta e uma claquete profissional da Kodak.

Em sete edições, o festival recebeu o total de 1.184 filmes de 43 países, atingindo um público direto de mais de 46 mil pessoas. Desde sua criação, o FIPC conta com a presença de renomados profissionais de outros países, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.