Seminário debate a cidade de Natal como cenário e negócios para o audiovisual

O I Seminário Audiovisual e Mercado, evento de alcance regional realizado em Natal, entre os dias 24 a 28 de setembro, no auditório do Sebrae-RN (na av. Lima e Silva, Lagoa Nova) é uma realização do Goiamum Audiovisual, em comemoração aos dez anos do festival potiguar e conta com apoio do Edital de Economia Criativa 2019 do Sebrae-RN.

Estão programadas palestras, debates, painéis, workshops e mesas redondas com profissionais de prestígio e de alcance internacional na área do audiovisual, economia criativa e cidades inteligentes. Algumas atividades são abertas ao público e gratuitas, e outras voltadas para profissionais, estudantes de cinema, TV e publicidade, produtores, gamers, youtubers, influencers e também interessados em marketing e economia criativa em geral. O terceiro lote de ingressos está à venda na Sympla.

Entre os temas que encabeçam o I Seminário Audiovisual e Mercado, está a palestra de abertura (dia 24, às 19h30, no auditório do Sebrae) “Audiovisual, economia criativa e cidades: aliados em busca de um futuro”, proferida pela economista Ana Carla Fonseca Reis, da Garimpo Soluções. Ana Carla tem atuação mundial em economia criativa, cidades criativas, negócios e o futuro do trabalho. É autora da primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas, e é professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em Economia da Cultura, Economia Criativa e Cidades, na Fundação Getulio Vargas/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) entre outras. Também foi consultora da ONU e liderou projetos regionais e globais em multinacionais por 15 anos, em marketing, inovação e gestão do conhecimento.

Outro convidado para o I Seminário Audiovisual e Mercado é André Faria, representante da Rede Brasileira de Film Comission (REBRAFIC), falando sobre tema “Os benefícios trazidos pelas Film Comission”, no dia 25, às 19h30. As redes de Film Comission são responsáveis por apoiar e atrair os produtores nacionais e internacionais para promover as regiões do Brasil, trazendo desenvolvimento econômico através de produções audiovisuais.

Uma das atividades gratuitas será o painel “Produzindo no nordeste do Brasil” (dia 26/9, às 19h30, no Teatro de Cultura Popular), que contará com o produtor João Vieira Jr. (Carnaval Filmes – PE).

Vieira produziu o longa “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, dirigido por Marcelo Gomes, o qual, será lançado em Natal, na programação do Seminário, logo após a palestra, também no TCP. O premiado documentário mostra como a cidade de Toritama, no agreste pernambucano, considerada um centro ativo do capitalismo local, produz mais de 20 milhões de jeans anualmente, em suas fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Já o painel “Mercado e formatos de negócios” (dia 27/9, às 14) contará com a presença de Daniela Fernandes – BA, representante da rodada de negócios Nordeste Lab e Dimas – Divisão de Meios Audiovisuais.

Ramiro Azevedo (RS), diretor dos canais Prime BOX Brazil e Programadora Independente S.A. falará no Painel: “Mercado independente: produtoras e programadoras”. A empresa da qual é diretor é conhecida do público também pelos canais Music Box Brazil, Travel Box Brazil e FashionTV Brasil, que operam diretamente o licenciamento de conteúdos.

Bárbara Sturm (SP) da Produtora Elo Company, uma referência em vendas de produtos audiovisuais on demand e em projetos de cinema, vai ministrar um workshop “Como vender você e seu projeto para um pitching”, na manhã de sábado (18/9). São estratégias para elaboração de pitch para atrair investidores para projetos audiovisuais.

Também serão abordados temas como Coprodução, com a presença do carioca Fernando Muniz, que tem projeto para produzir três longas-metragens no Rio Grande do Norte, que vai dividir a mesa com o realizador Carlos Segundo (RN) que também é coordenador do Curso de Audiovisual da UFRN e acaba de lançar seu longa Fendas. E ainda a proteção e o direito no cinema, através da oficina “O direito na cadeia produtiva audiovisual”, com Paula Tupinambá – RJ (Pougy e Tupinambá Advogados Associados).

Sobre o Painel “Panorama do Audiovisual Potiguar”, haverá desdobramentos para tratar de Educação, Festivais, Coletivos, Produtoras Independentes, Interiorização e Memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.