A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) anunciou a abertura das inscrições para o Prêmio ABC 2020. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição até 1 de fevereiro, disponível no site www.abcine.org.br, e fazer o upload de seus trabalhos entre os dias 1 de janeiro e 10 de fevereiro, para as seguintes categorias:

  • Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção
  • Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário
  • Melhor Direção de Arte Longa-Metragem
  • Melhor Montagem Longa-Metragem
  • Melhor Som Longa-Metragem
  • Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem
  • Melhor Direção de Fotografia Série de TV
  • Melhor Direção de Arte Série de TV
  • Melhor Som Série de TV
  • Melhor Direção de Fotografia Videoclipe
  • Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário
  • Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

As categorias para longa-metragem irão considerar tanto os filmes do gênero ficção quanto os do gênero documental. Os longas inscritos concorrem automaticamente nas cinco categorias (fotografia ficção, fotografia documentário, arte, som e montagem). Já os Filmes Estudantis serão indicados pelas Instituições de Ensino Audiovisual que, após o preenchimento da inscrição no site, deverão encaminhar uma carta confirmando as indicações.

A premiação deste ano é especial em comemoração aos 20 anos da ABC e traz algumas novidades: a premiação para direção de arte e som para séries de TV e a volta das categorias de melhor direção de fotografia para videoclipe e filme publicitário.

Os vencedores serão escolhidos através de votação dos sócios da ABC, em dois turnos. O primeiro turno será realizado entre os dias 1 e 15 de abril, e os cinco trabalhos mais votados em cada categoria vão para a votação final que será realizada entre os dias 17 e 29 de abril.

As regras para todas categorias podem ser conferidas no regulamento no site da ABC, https://abcine.org.br/site/regulamento-4.

A cerimônia de premiação acontece no dia 9 de maio, na Cinemateca Brasileira, e irá encerrar a programação da Semana ABC.

Os profissionais e estudantes do audiovisual poderão conhecer as novidades do setor na Semana ABC 2020, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de maio na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo). A programação contará com mesas sobre diversos temas, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem.

Evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades, como a exposição de equipamentos.

Em breve, a programação completa poderá ser consultada no site da ABC. Todo conteúdo da Semana e Prêmio ABC é disponibilizado gratuitamente no YouTube e site da associação ainda durante a semana do evento, com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance dos temas e debates que foram apresentados ao longo do evento.

Relacionados

Compartilhe

(0) Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>