19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será transmitido pela TV Cultura

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será diferente. A festa, que todos os anos lota um tradicional teatro com mais de mil artistas, diretores, roteiristas, produtores e técnicos, dará lugar a uma cerimônia remota, dirigida pelo cineasta Ricardo Elias, com transmissão pela TV Cultura, pelo YouTube e Facebook da emissora, no dia 11 de outubro, às 21h30. A cerimônia estava programada para o dia 10, sábado, mas devido ao horário eleitoral obrigatório passou para domingo, 11.

As apresentadoras Marina Person e Adriana Couto, a Didi, estarão juntas no estúdio da emissora, sem plateia, para anunciar os vencedores e chamar atrações, vídeos e números musicais, todos gravados previamente. A abertura dos envelopes será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois do evento.

Com roteiro do jornalista Hugo Sukman, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageia, este ano, não apenas uma personalidade, mas todos os profissionais do setor audiovisual, coletivamente. Em meio a cenas emblemáticas de filmes dos mais variados gêneros e épocas, e trechos dos concorrentes, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas-metragens e séries brasileiras. Eles são escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além da categoria voto popular.

Como é tradição, o evento vai contar com participações musicais, como a do artista Paulinho Moska, que abre a cerimônia. Ele gravou da sua casa um vídeo cantando “Luzia Luluza”, música de Gilberto Gil, de 1968, que fala sobre um homem que está em um táxi a caminho de uma sessão de cinema. Joyce Moreno e Francis Hime também estarão na cerimônia de forma remota com a música “Cinema Brasil”, canção de Francis, de 2007. Encerrando o evento, o público terá a oportunidade ainda de assistir a uma apresentação de Pedro Luís e Teresa Cristina, que farão um medley com as canções “Vai Trabalhar, Vagabundo”, “Quando o Carnaval Chegar” e “Bye Bye Brasil”, todas de Chico Buarque.

O 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e pelo Ministério do Turismo. Este ano, além da parceria com a TV Cultura e sua afiliadas, o prêmio tem patrocínio da Sabesp, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Spcine e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e também da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A lista de finalistas – que concorrem em 32 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia – reúne mais de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (21 de ficção, 8 documentários, 3 infantis, 3 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos). Este ano, também, estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 20 séries (5 de animação para TV paga/OTT, 5 documentários para TV paga/OTT, 5 ficção TV paga/OTT, 5 ficção TV aberta).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.