Secretária do Audiovisual apresenta cenário atual do setor

A secretária Ana Paula Dourado Santana falou sobre o momento único vivido pelo setor audiovisual, durante o painel “A Economia do Audiovisual Brasileiro”, que fez parte da programação do RioContentMarket.

A secretária abordou questões econômicas, técnicas, de criação, processo e infraestrutura, além dos desafios do setor. Segundo ela, a entrada do Audiovisual no Plano Brasil Maior é um marco histórico: “A participação social e o governo vão construir juntos um plano de desenvolvimento de uma indústria. É um momento em que poderemos concretizar nosso potencial industrial de fato”, afirmou.

De acordo com a secretária, a meta da SAv e do Ministério da Cultura é reconhecer o setor audiovisual como um segmento estratégico de Estado e não apenas de governo. “Enquanto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior teve que industrializar alguns setores, creio que o audiovisual hoje tem a possibilidade de ‘culturalizar’ algumas indústrias e agregar valor”, completou.

Ana Paula falou ainda sobre a necessidade de indução do setor por parte do Estado: “Indução não significa apoio, indução é o primeiro passo para que o nosso mercado consiga transitar em condições de igualdade competitiva com os produtos que nos chegam e nos são ofertados”. Segundo ela, é preciso desonerar, renovar as legislações, além de aumentar e qualificar os acordos brasileiros de coprodução internacional.

Ouça aqui a fala completa da secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.