Tiradentes premia os documentários “Os Dias com Ele” e “Dossiê Jango”

A 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou ontem (26/01), na solenidade de encerramento no Cine-Tenda, os grandes vencedores desta edição que reuniu 35 mil pessoas em nove dias de programação gratuita e aberta ao público. Os melhores trabalhos em longas e curtas-metragens foram contemplados com o Troféu Barroco.

O documentário “Os Dias com Ele” (SP), de Maria Clara Escobar, foi duplamente premiado na Mostra Aurora. Foi eleito Melhor Filme pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem, levando o Prêmio Itamaraty no valor de R$ 50 mil, além de serviços e materiais cinematográficos dos parceiros da Mostra. O Júri da Crítica desta edição foi composto por Esther Hamburger, professora da USP, Fábio Andrade, crítico de cinema (RJ), Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema (MG), Alexandre Figueirôa, professor e pesquisador da UFPE, e Sheila Schvarzman, professora e pesquisadora (SP).

A diretora dedicou a premiação às montadoras do filme, Julia Murat e Juliana Rojas, e também ao ator mineiro Dellani Lima pela experiência compartilhada durante a Mostra Tiradentes. “Obrigada pelo texto bonito (do Júri Jovem) e a recepção de todos vocês nessa experiência maravilhosa que foi o festival. A Mostra Aurora, ao selecionar jovens diretores como eu, dá um sentido de ´vamos lá galera´”, afirmou Escobar, garantindo que ainda fará muitos filmes.

O melhor longa-metragem pelo Júri Popular foi “Dossiê Jango”, de Paulo Henrique Fontenelle, exibido no Cine-Praça. Produzido integralmente pelo Canal Brasil, o filme trata do suposto complô que culminou no assassinato do ex-presidente João Goulart.

O curta-metragem “A Onda Traz, o Vento Leva”, do realizador pernambucano Gabriel Mascaro, recebeu dois prêmios. Foi considerado Melhor Filme pelo Júri Popular e recebeu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil no valor de R$ 15 mil. Outro premiado da noite foi o curta “Meu Amigo Mineiro”, de Gabriel Martins e Victor Furtado, considerado Melhor Curta da Mostra Foco pelo Júri da Crítica.

Os Júris Jovem e da Crítica concederam ainda menções honrosas a dois filmes integrantes da Mostra Aurora, respectivamente, “Matéria de Composição”, de Pedro Aspahan, e “Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem”, de Alexandre Veras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.