Pequeno Dicionário Amoroso 2

Longa de Sandra Werneck traz de volta a história do casal vivido por Andrea Beltrão e Daniel Dantas. Há quatro anos, a diretora Sandra Werneck se perguntou como estaria agora o apaixonante casal Luiza e Gabriel, que viveu uma história de amor do início ao fim, através de verbetes, em “Pequeno Dicionário Amoroso”, lançado em 1997. Os roteiristas Paulo Halm e Rita Toledo deram continuidade às histórias destes personagens e criaram também um núcleo jovem, formado pelos filhos de Luiza e Gabriel.

O elenco conta novamente com o talento de Andrea Beltrão, Daniel Dantas e Glória Pires. No novo filme também entram os atores Marcello Airoldi, Eduardo Moscovis, Fernanda de Freitas, Fernanda Vasconcellos, Elizangêla e Camilla Amado. Com codireção de Mauro Farias e produção da Cineluz, o filme é coproduzido pela Globo Filmes, Telecine e Paramount Pictures e entra em cartaz no dia 10 de setembro. O lançamento é da Downtown e Paris Filmes.

“Pequeno Dicionário Amoroso 2” foi filmado em duas etapas, em 2014. Assim como no primeiro, o Rio de Janeiro é praticamente um personagem neste novo longa-metragem. Paisagens e locais conhecidos do público são cenários para encontros e desencontros, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, Paço Imperial, feira de antiguidades da Praça XV, bares na Lapa, estrada das Paineiras, Marina da Glória, Cinemateca do MAM, Forte de Copacabana, Planetário, novo MIS, Prainha, entre outros points cariocas.

O primeiro filme mostra a descoberta do amor entre Gabriel e Luiza em todas as suas fases: os encantos dos primeiros meses, o namoro, o casamento, a convivência e suas consequências. Mais tarde, a descoberta da vasectomia de Gabriel desestabiliza Luiza, que sonhava com a experiência da maternidade. A crise que se sucede leva à dura decisão da separação, marcando as dolorosas etapas do fim de um casamento. Chega, então, o momento em que congelamos essa história: no fim do filme, Gabriel e Luiza, já recuperados, seguem a vida arriscando-se com novos amores e alimentando outras expectativas.

O segundo filme conta o que aconteceu com os dois, a partir de então. Luiza se casou duas vezes, teve filhos e vive um casamento estável e um tanto quanto monótono com Alex (Marcello Airoldi). Ela agora é dona de uma galeria de arte e está realizada profissionalmente. Gabriel continua trabalhando no seu laboratório de bichos peçonhentos e namora Jaqueline (Fernanda de Freitas), uma mulher mais nova e cheia de energia.

O filme também visita alguns tipos de relações contemporâneas através das histórias de Alice (Fernanda Vasconcellos), filha de Gabriel e sua ex-mulher Bel (Glória Pires), uma jovem que quer se divertir e está aberta a relacionamentos com homens e mulheres; e Pedro (Miguel Arraes), filho de Luiza e Alex, um adolescente que adora filme pornô e se distrair em sites de relacionamento. Ainda que cheias de novidades, as relações dos jovens do século XXI parecem girar em torno das mesmas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.