As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana

A caleidoscópica produção cultural de um dos principais coletivos de arte do Rio de Janeiro, dos anos 1970, o Nuvem Cigana, é um dos principais destaques do canal Curta!, em novembro.

Com direção de Claudio Lobato, ex-membro do grupo, e Paola Vieira, o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” resgata a história do grupo formado por poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas, que incluía, além de Lobato, nomes como Chacal, Dionísio de Oliveira, Cafi e Lúcia Lobo. Inédito e exclusivo, “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” estreia na Quinta do Pensamento, dia 24, às 22h30, e é uma coprodução Diversão e Arte/Synapse, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

O “Nuvem Cigana” surgiu no início dos anos 1970, como uma editora de poesia e arte e, pouco tempo depois, se desdobrou em encenações e ambientações desenvolvidas em torno da palavra falada, as chamadas ‘artimanhas’. Além da poesia e da arte, o Nuvem Cigana se espalhou pela cidade, através de partidas de futebol até blocos de carnaval, ocupando espaços públicos do Rio de Janeiro durante o sombrio período da Ditadura Militar. No filme “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”, o público vai poder conferir esse painel caleidoscópio da época através dos depoimentos dos integrantes do coletivo, entremeados por grafismos e programas radiofônicos produzidos pelo Nuvem Cigana, além de coberturas jornalísticas e produções cinematográficas dos anos 70. Os cenários dos acontecimentos do Nuvem também foram revisitados, produzindo uma narrativa que atravessa o tempo e o espaço como uma memória viva que se projeta para o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.