15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico inicia hoje

A Mostra Internacional do Filme Etnográfico chega à sua 15ª edição e acontece de 16 a 24 de novembro, esse ano com sede no Museu da República, no Catete, no Rio de Janeiro. A entrada é franca em todas as sessões, cabines e atividades, incluindo o disputado “Fórum de Cinema e Antropologia” e seus debates, seminários e mesas-redondas com realizadores brasileiros e estrangeiros. Além disso, sessões ao ar livre, para alunos da rede pública, oficinas, um workshop, encontros e homenagens também estão programados. Na noite de abertura, que acontecerá hoje no Sesc Flamengo a partir das 19h, será exibido “O Manuscrito Perdido”, filme do jovem diretor português Jose Barahona.

Serão exibidos 101 documentários, 75 nacionais e 26 estrangeiros, entre os inéditos estão “Seu Cavaco, Dom Bandolim e o choro de Mestre Duduta na rainha da Borborema”, sobre o chorinho na Paraíba; “Procurando Madalena”, que investiga a origem da música “Madalena do Jucu”, de Martinho da Vila, entre outros, e “‘Quando Xangô apitar’, de Emílio Domingos e Gustavo Rajão, que será lançado durante a Mostra.

Alguns documentários já contam com uma trajetória de sucesso vinda de outros festivais como “Terra deu, terra come”, de Rodrigo Siqueira; “Marcelo Yuka: no caminho das setas”, de Daniela Broitman; “Luz, câmera, pichação”, de Gustavo Coelho, Marcelo Guerra, Bruno Caetano; “A falta que me faz”, de Marília Rocha; “‘Copa Vidigal’, de Luciano Vidigal; e “Soldados a caminho do puteiro – Memórias de uma guerra quase imaginária”, de Hermes Leal.

Mais informações: www.mostraetnografica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.