Programação do Curta Cinema reúne Fernanda Montenegro e Alain Resnais

A 22ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – primeiro a ser qualificado pela Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood a indicar filmes ao Oscar – será realizada entre os dias 1 e 8 de novembro. Com mais de 4 mil filmes inscritos para a competição, o evento vai exibir cerca de 400 curtas de diretores e atores consagrados, e a estreia do filme “A Dama do Estácio”, de Eduardo Ades, com a atriz Fernanda Montenegro no papel de uma prostituta.

O Curta Cinema 2012 tem como foco a parceria Brasil-EUA, com um programa especial sob a curadoria de três universidades norte-americanas: USC, a Columbia University e o Instituto CALARTS. Na PUC-Rio, uma agenda especial vai reunir em debates profissionais do mercado cinematográfico, entre os quais Felipe Brabosa, brasileiro formado pela Columbia University, diretor do premiado “Beijo de Sal” e um dos curadores-convidados do Foco Brasil-EUA.

A edição deste ano terá ainda uma retrospectiva em homenagem aos 90 anos do renomado cineasta francês, Alain Resnais, diretor de Hiroxima mon amour e Smoking-No Smoking, com exibição de cinco dos seus mais representativos curta-metragens.

A programação é toda gratuita e conta ainda com laboratório de direção e roteiro, wokshops e debates com feras do mercado cinematográfico. Confira a programação no http://curtacinema.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.