Marta Suplicy assumiu hoje o comando da pasta do Ministério da Cultura

Em clima de cordialidade e tranquilidade, Marta Suplicy assumiu hoje o comando da pasta do Ministério da Cultura, durante cerimônia de posse realizada no Palácio do Planalto, diante da presidenta da República, Dilma Roussef.

Em seu discurso, a nova ministra agradeceu o convite da presidenta e destacou o papel da cultura como identidade do povo brasileiro.

“Existe também a realização de trabalhar numa área que aprecio e sei de sua relevância. Mas, mais que tudo, é trabalhar sob o comando de uma mulher forte, arretada e competente, a quem admiro e com quem dialogo muito bem”, disse Marta Suplicy.

A nova ministra elogiou seus antecessores Gilberto Gil, Juca Ferreira e Ana de Hollanda, a quem dirigiu palavras de carinho pela sua determinação e coragem que demonstrou à frente do Ministério. “Coragem e determinação eu também vou precisar ter”, pontuou.

Marta Suplicy fez um breve balanço dos avanços da pasta da cultura desde o governo Lula e homenageou o peemedebista e presidente do Senado, José Sarney, pela sua visão inovadora ao criar o Ministério da Cultura e pensar a primeira lei de incentivo à cultura, a chamada Lei Sarney.

A presidenta da República Dilma Roussef, em seu discurso, afirmou ter certeza de que Marta Suplicy reúne as qualidades necessárias para conduzir o ministério.

“Tenho certeza de que a ex-senadora e ex-prefeita, minha amiga e companheira Marta Suplicy está à altura de levar à frente o Ministério da Cultura, transformando, a cada momento, a cultura numa prioridade central do meu governo”, disse a presidenta.

A ex-ministra Ana de Hollanda fez um balanço de sua gestão, destacando ações como a Economia Criativa, Pontos de Cultura e outras atividades que segundo ela, têm feito a diferença na gestão da cultura no Brasil.

Ana lembrou que o governo Dilma “é um governo de continuidade” em relação à gestão do presidente Lula. Assegurou que Marta Suplicy tem sensibilidade, capacidade e que reúne todas condições para exercer o cargo.

Em entrevista coletiva, a ministra Marta Suplicy recusou-se a comentar temas polêmicos da gestão anterior.

“Sobre todos os temas polêmicos que foram da gestão da Ana, eu não vou me posicionar hoje. Eu vou estudar o ministério, mergulhar no ministério e, quando tiver uma ideia clara e formada sobre o assunto aí vou me pronunciar”, disse a ministra, acrescentando que seria muito leviano fazê-lo neste momento.

A ministra antecipou que vai se dedicar, inicialmente, sobre a aprovação do Vale Cultura – que irá beneficiar, com R$50,00 por mês trabalhadores com carteira assinada que recebam até cinco salários mínimos, para a compra de livros, ingressos de shows e filmes etc.

“Vou me debruçar sobre o Vale Cultura e vamos ver se a gente consegue aprovação na Câmara, porque, junto com a aprovação, ontem, do Sistema Nacional de Cultura, estaremos dando um passo gigante”.

A ministra Marta Suplicy fez questão de ressaltar que não está preocupada com grupos de artistas antagônicos entre si e com sua pressão sobre o ministério.

“Como eu não pertenço a nenhum grupo, eu vou ouvir todos, não estou preocupada com isso. Eu estou é vendo o extenso trabalho que eu vou ter para ouvir todo mundo e tomar minhas posições. É isso que me proponho a fazer”, explicou a ministra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.