Livro “Os Filmes da Minha Vida 4: o Real e o Imaginário” será lançado na Mostra

A 36ª Mostra lança na próxima quarta-feira, dia 31/10, às 20h, no foyer do MIS (Museu da Imagem e do Som), o livro Os Filmes da Minha Vida 4: O real e o imaginário, editado em parceria com a Imprensa Oficial do Estado. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, terá sessão de autógrafos com a presença dos depoentes do livro: os cineastas Beto Brant, Eduardo Coutinho, Jorge Furtado e Laís Bodanzky; os críticos Isabela Boscov e José Geraldo Couto; os escritores e roteiristas Marçal Aquino e Marcelo Rubens Paiva; além dos atores e diretores Paulo José e Selton Mello.

No quarto volume da série, os depoentes falam dos filmes que marcaram a sua vida e discutem cinema, direção, produção e indústria cinematográfica, pirataria, o avanço do digital e do 3D. Os livros contêm ainda a “filmografia citada”, com as fichas técnicas completas dos filmes mencionados nos textos.

Há quatro anos, Leon Cakoff e Renata de Almeida resolveram criar um evento dentro da Mostra Internacional de Cinema para que pessoas apaixonadas pelo cinema —cineastas, atores, cenógrafos, roteiristas, fotógrafos, jornalistas, professores e cinéfilos de todas as áreas —, pudessem revelar e comentar informalmente os filmes que marcaram suas vidas.

Em 2008, Leon inaugurou o primeiro ciclo de testemunhos dando seu próprio depoimento e convidou mais nove pessoas para conversarem com uma pequena plateia a respeito de suas memórias cinematográficas. Esses dez depoimentos foram editados e publicados em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, resultando na coleção Os filmes da minha vida.O primeiro volume foi lançado na Mostra seguinte, a 33ª, na qual outras dez pessoas foram convidadas às discussões, marcadas pela espontaneidade de longas conversas.

Ao longo desses quatro anos — e três livros: Os filmes da minha vida Vol. 1, Vol. 2: Cinema de seduções e Vol. 3: O cinema como um ideal —, nomes como Carlos Reichenbach, Inácio Araújo, Hector Babenco, Renata de Almeida, Serginho Groisman, Suzana Amaral, Ugo Giorgetti, Fernando Meirelles, Walter Salles e Wim Wenders, entre outros, deram seus depoimentos.

Cakoff acreditava que a dialética desse exercício cinematográfico nunca teria fim, pois “fechado o livro, sempre ficará o estímulo para que mais filmes corram livres em nosso imaginário”.

Os filmes da minha vida 4: o real e o imaginário
Renata de Almeida | org.
296 páginas
R$ 30,00
Lançamento: Quarta-feira, 31 de outubro de 2012
20h | Sessão de autógrafos com os autores
Entrada aberta e gratuita
Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – SP
* No evento, haverá desconto de 50%  na compra dos números anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.