Mostra traz panorama histórico do cinema boliviano

Agendada para o período de 11 a 16 de dezembro, a 1a Semana de Cinema Boliviano de São Paulo introduz no calendário cultural da cidade uma programação especialmente dedicada ao cinema boliviano, oferecendo um novo espaço de intercâmbio cultural e social entre a população de São Paulo e a comunidade boliviana, cada vez mais extremamente relevante no conjunto de culturas que conforma a diversidade típica da cidade de São Paulo.

A programação do evento reúne obras fundamentais na história do cinema boliviano, representada desde seu período com exibição de Wara Wara recentemente restaurado pela Cinemateca Boliviana conjuntamente com a Cinemateca de Bologna. Na programação estão, por exemplo, o filme recente mais renomado do cinema boliviano, Zona Sur, última obra do cineasta Juan Carlos Valdivia, laureado em inúmeros festivais, e merecedor dos prêmios de melhor direção e roteiro no Festival de Sundance de 2010; o último filme realizado com direção de Jorge Sanjinés, o cineasta boliviano mais reconhecido e estudado internacionalmente, cujo filme Insurgentes, finalizado em 2012, tem sua estreia no Brasil realizado na abertura do evento, dia 11 às 19h. Épico de forte cunho político, este filme curioso reconstrói os principais momentos das lutas políticas travadas pelos povos originários do país, desde a colonização até a eleição de Evo Morales, representativa de muitas mudanças no país, também debatidas em Zona Sur. Outros títulos representativos do cinema recentemente produzido no país e significativos em termos de público e crítica complementam a programação.

Fenômeno cultural e social cuja relevância na história contemporânea da cidade de São Paulo já é praticamente tão fundamental quanto foram as imigrações italiana e japonesa, a chegada de imigrantes bolivianos à capital paulista passou a ser mais notável em meados da década de 80, embora somente tenha ganhado seu devido espaço de debate na mídia e atenção da opinião pública após mais de vinte anos, em meados dos anos 2000, infelizmente após denúncias e notícias de graves violações aos Direitos Humanos.

O evento é programado pelo curador e produtor paulistano Rafael Sampaio, especialmente ligado ao cinema e integração do Brasil à indústria cinematográfica latino-americana.

Os detalhes da programação e conteúdo podem ser acessados no site www.cineboliviano.com.br.

1a Mostra de Cinema Boliviano de São Paulo
Cine Olido Galeria Olido (236 lugares)
Av. São João, 473 – Centro, São Paulo
Próximo à estação de metrô República
Tel.: 11 3331-8399/3397-0171
Entrada: R$ 1,00 meia entrada: R$0,50
Acesso a cadeirantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.