Margaret Mee e a Flor da Lua

Margaret Mee e a Flor da Lua é um documentário sobre a vida e obra da pioneira e visionária ilustradora botânica inglesa Margaret Mee, uma das mais importantes artistas do século XX.

Através de seus diários, depoimentos e narração, o filme mostra o amor de Margaret pela natureza e sua militância ecológica e como, com sua arte, alertou para a necessidade de preservação do meio-ambiente e da flora brasileira.

Sobrevivente de uma Europa abalada por duas grandes guerras, a inglesa Margaret Mee (Buckinghamshire, 1909/1988) desembarcou no Brasil em 1952, em São Paulo, mudança que representou um marco divisório em sua vida. À frente do seu tempo, foi uma militante engajada, a última representante de uma série histórica de exploradores do século XX que, vindos da Europa e movidos pelo fascínio, desbravaram e revelaram a grandeza e a diversidade da natureza e do povo brasileiro.

Encantada por uma natureza exuberante e exótica, Margaret Mee logo passa da observação para uma minuciosa representação da flora local, através da técnica de Ilustração Botânica. A artista, inicialmente, começou a pintar as plantas que encontrava em suas caminhadas por São Paulo, inaugurando um estilo original que se consagraria com o tempo, com dupla referência: científica e sensível, hoje de reconhecido valor no mercado de artes mundial.

Com seu espírito aventureiro e desbravador, fez ao todo 15 viagens à Amazônia, realizadas entre os anos de 1956 e 1988, região que conheceu nas mais diversas condições. Com uma aparência frágil, porém obstinada, enfrentou na floresta doenças, falta de alimentos, abandono numa aldeia indígena e ataques de insetos. Em contrapartida, encontrou e pesquisou a flora brasileira, num dos mais belos e variados ecossistemas do planeta.

Reconhecida pelo apuro e delicadeza de suas pinceladas, a ilustradora reproduziu com precisão em lápis e aquarela sobre papel as espécies estudadas e anotadas em seus cadernos de viagem. Sua obsessão era descobrir, registrar minuciosamente as flores de proporções e originalidade inéditas, em cores vivas e intensas.

Margaret Mee morreu no interior da Inglaterra, num acidente de carro, em 1988, aos 79 anos de idade.

Margaret Mee e a Flor da Lua é dirigido por Malu de Martino, que tem na direção os longas de ficção “Como Esquecer” (2010), baseado no romance “Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas”, de Myriam Campello, e “Mulheres do Brasil” (2006), inspirado em cinco histórias de escritoras brasileiras, passadas em cinco cidades de diferentes regiões do Brasil.

One thought on “Margaret Mee e a Flor da Lua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.