Mostra apresenta filmes húngaros inéditos no Brasil

Tendo como ponto de partida um olhar sobre a nova produção cinematográfica da Hungria, da qual Praça Moscou é um dos filmes precursores, a mostra Geração Praça Moscou: o Cinema Húngaro Contemporâneo promove a visibilidade e promove uma reflexão sobre a produção atual desse país do Leste Europeu que vem ganhando força e espaço nos principais festivais internacionais, como, por exemplo, em Cannes. Com curadoria da húngara Orsolya Balogh, a mostra ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, de 19 a 29 de junho, depois de já ter passado por Brasília e Rio de Janeiro.

O termo “Geração Praça Moscou” foi utilizado pela crítica para designar um conjunto de jovens cineastas presentes no Festival de Cannes, em 2010, quando se pode observar um reconhecimento da pluralidade e afirmação cultural do país. Suas obras têm circulado entre os principais festivais mundo afora, apresentando um olhar independente e autônomo da geração pós-comunista.

Ao longo de duas semanas, a mostra apresentará um conjunto de 16 longas-metragens, todos produzidos nos anos 2000, a maioria inédita nas telas brasileiras. Com foco no estímulo da discussão dessa produção cinematográfica, haverá, paralelamente a apresentação de filmes, debates com público e a presença de Csaba Bereczki, diretor dos filmes “Canções de Vidas” e “A Canção dos Loucos”.

Entre os destaques, o filme “Palma Branca” (2006), de Fehér Tenyér, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e “Aglaja” (2012), de Krisztina Déak, que narra a história real de uma família de artistas circenses húngaros-romenos, que fogem do regime de exceção de Nicolae Ceauesecau.

A programação da mostra pode ser conferida no site www.bb.com.br/cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.