Lenda do cinema trash, Ed Wood ganha mostra

Morto em 1978 e imortalizado em 1980 pelo Turkey Awards – uma espécie de Oscar do cinema trash – como o “melhor dos piores de todos os tempos”, o mito norte-americano Ed Wood será revisto em São Paulo, no espaço da Caixa Cultural, entre os dias 16 e 30 de agosto, com suas imortais pérolas da ficção científica, terror e erótico da sétima arte mundial.

Além da exibição de oito de seus longa metragens, Wood também será lembrado com a exibição de um filme-homenagem ao cineasta, produzido pelo colega Tim Burton, e um documentário sobre sua vida.

A abertura da mostra, no dia 16, contará ainda com um amplo debate após a exibição do filme “Look Back in Angora”, às 18h. A vida e obra do cineasta serão analisadas pelo curador-geral da mostra Kristofer Paetau; pelo pesquisador e curador-assistente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do RJ, Hernani Heffner; e pela também pesquisadora e estudante de cinema da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, Laura Capena. No dia, serão distribuídos catálogos da mostra ao público.

Entre as produções de Wood selecionadas para a mostra estão o cânone Plan 9 from outer space (Plano 9 para o Espaço Sideral), tesouro do cinema trash, de 1956, em que alienígenas vêm à terra ressuscitar os mortos; Bride of the Monster (A Noiva do Monstro), trama de 1955 em que um polvo gigante, criado por um cientista nuclear maluco, atormenta uma pacata cidadezinha do interior, e o ousado Glen or Glenda, de 1953, que traz o dilema de um homem que gosta de se vestir com roupas femininas e um pseudo-hemafrodita que deseja se transformar em mulher.

Edward Davis Wood Jr. nasceu em 1924. Serviu na Segunda Guerra Mundial por dois anos e, em 1948, começou a realizar comerciais em sua produtora (com seu nome, no seu apartamento em Hollywood). Seu trabalho no cinema lado B cresceu durante a década de 1950, explorando temas como ataques alienígenas, zumbis e toda sorte de esquisitices.

Ed Wood morreu na miséria, em 1978, dois anos antes de ser consagrado como o pior cineasta de todos os tempos pelo Turkey Awards. Hoje cultuada, a paixão de Wood pelo cinema foi sua grandeza, felicidade e ruína. O autobiográfico Glen ou Glenda lembra que o diretor era um cross-dresser na vida real. Já as duas produções de horror, A Noiva do Monstro e Plano 9 do Espaço Sideral trazem mortos-vivos atuando ao lado de Bela Lugosi, famoso por ter interpretado o Drácula americano. O ator já estava moribundo a ponto de falecer durante as filmagens. É o apogeu do cinema trash.

Wood fez filmes para outros sonhadores como ele. Gente que não quer enxergar a linha, só o disco voador. Criou uma legião de admiradores com seu drama íntimo de fazer o que gosta e não agradar a todos – tão particular quanto universal.

 

Ed Wood – O melhor dos piores de todos os tempos
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Data: de 16 a 30 de agosto de 2013 (de terça-feira a domingo)
Ingressos: Entrada franca (os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência)
Lotação: 50 lugares
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.