O sonho dos tolos

“Lição de Esqui”, curta dirigido pela dupla cearense Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro, relata a amizade de dois jovens sonhadores e distantes do mundo real. O filme resultou num registro quase documental de um momento na vida de dois amigos, interpretados por Carlos Victor e Sandio Marçal, que são amigos na vida real. Os dois realizadores trabalham juntos desde 2010, quando ingressaram na faculdade, colaborando um com o outro ou em realizações solos de seus curtas.

O curta foi vencedor do último Festival de Brasília (melhor curta de ficção e melhor roteiro), menção honrosa no Festival do Rio 2013, menção honrosa e prêmio ABD/PE de melhor montagem no Curta Cinema 2013. O projeto foi realizado com recursos de um edital da Prefeitura de Fortaleza, e a ideia do filme nasceu no dia do aniversário de Leonardo, quando aconteceu na cidade uma greve policial e as pessoas não puderam sair de casa, pois a situação era insegura. Mas o tema central do filme é a ilusão de dois jovens que planejam dar um tolo golpe para que um deles vá aprender a esquiar no Canadá. Segundo Samuel, a inspiração para o curta veio de filmes como “Prazeres Desconhecidos”, de Jia Zhang-ke, e “Bungalow”, de Ulrich Kohler. A partir do roteiro pronto, Leonardo convidou o amigo Samuel para codirigir “Lição de Esqui”.

A relação real de amizade entre os dois garotos (assim como a dos diretores) contribuiu muito para o resultado do filme. A interpretação amadora dos dois, que nunca atuaram antes, e a cumplicidade entre eles, além dos diretores e os atores terem a mesma idade, trazem para o filme o tom realístico da história e a relação profunda de amizade que permeia toda a narrativa. Os atores chegaram até os diretores através de Leonardo, que conheceu Victor num terminal de ônibus, que indicou o amigo Sandio para participar do curta, onde eles possuem os mesmos nomes. O filme foi rodado no bairro de Maraponga, no subúrbio de Fortaleza, onde Leornado mora. Atualmente, Leonardo prepara três filmes, “O Completo Estranho”, um filme de vampiros, “A Era de Ouro”, sobre fantasmas, e “História de uma Pena”, de zumbis. Enquanto Samuel finaliza um longa-metragem, “O Animal Sonhado”, em fase de montagem, e desenvolve o roteiro de uma série de televisão.

One thought on “O sonho dos tolos

  • 20 de fevereiro de 2014 em 11:35
    Permalink

    Onde assisto o curta?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.