II Icumam Lab realiza inscrições para palestras abertas

O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) abriu as inscrições para as palestras do II Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste, que será realizado entre os dias 2 e 8 de março, na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO), a 30 km de Goiânia. As inscrições devem ser feitas gratuitamente, até 19 de fevereiro, no site do Icumam, www.icumam.com.br/lab_2014/evento_inscricao. As palestras são abertas para o público em geral e a todos os profissionais do setor interessados.

Durante o evento, serão realizadas três palestras, ministradas por renomados profissionais do mercado nacional de audiovisual. Dia 6 de março, às 15h30, a roteirista e diretora gaúcha Ana Luiza Azevedo vai falar sobre roteiro e direção. Sócia-fundadora da Casa de Cinema de Porto Alegre, ela é roteirista e diretora de cinema e televisão. Trabalha com a sétima arte desde 1984 e traz no currículo diversos longas e curtas-metragens, especiais e séries para televisão premiados, a exemplo do telefilme e da série Doce de Mãe (2012/2013), produzido para a TV Globo; O Homem que Copiava (2003); Meu Tio Matou um Cara (2004); Ilha das Flores (1989); entre outros.

Dia 7, às 15h, é a vez da produtora carioca Vânia Catani tratar do tema produção. Ela iniciou sua carreira no final da década de 1980, com o vídeo independente, ao lado de uma nova geração de realizadores que surgiu em Belo Horizonte; e participou do movimento de retomada do cinema nacional. Fundou a Bananeira Filmes, produtora independente que desenvolve, produz e lança projetos ousados e de grande qualidade artística. Reconhecidos no Brasil e internacionalmente, os filmes produzidos pela Bananeira já foram exibidas em 250 festivais em 40 países e receberam até o momento 146 prêmios.

Para encerrar o ciclo de palestras, também no dia 7, às 17h, a paulista Sílvia Cruz vai falar sobre o trabalho de distribuição de produções audiovisuais. É a fundadora da Vitrine Filmes – empresa dedica à distribuição de obras, sobretudo, brasileiras, e é considerada uma das maiores distribuidoras de produções independentes do País. Fundada em 2010, a empresa conta com mais de 40 títulos de longa-metragem em seu catálogo. Entre eles estão, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, que ultrapassou os duzentos mil espectadores; e O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, nomeado pelo New York Times como um dos dez melhores filmes de 2012.

Para cada palestra são oferecidas 60 vagas, sendo que os inscritos podem participar de uma ou mais palestra, de acordo com o interesse. Quem não estiver inscrito previamente também pode participar das palestras – que são gratuitas –, lembrando que em caso de lotação da sala, os inscritos que confirmaram participação e que chegarem pontualmente terão prioridade nos assentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.