Mostra reúne filmes de Almodóvar e realiza debate sobre a sua obra

A mostra El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar, que acontece na Caixa Cultural Brasília, de 30 de junho a 5 de julho, reúne a cinematografia do diretor espanhol, com curadoria da especialista na obra de Almodóvar, Sílvia Oroz, e do jornalista Breno Lira Gomes, e conta com 21 filmes, incluindo todos os longas-metragens do diretor e dois documentários sobre sua vida e obra.

A mostra apresenta um cineasta que subverte o cinema e a estética em busca de uma história emocionante, o que realmente faz de Almodóvar um diretor singular e, por vezes, visionário. O espanhol usou e abusou do melodrama unindo com maestria o culto e o popular, tratando de problemas comuns a todos, porém levados à última potência.

“Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão”, “Matador” e “Maus Hábitos” marcam os primeiros anos do espanhol como cineasta. Foi com as obras “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, “Ata-me” e “A Flor do meu Segredo” que foi consagrado internacionalmente. A maturidade artística veio com “Carne Trêmula”, “Fale com Ela”, “Má Educação”, “Volver” e “A Pele que Habito”.

Pedro Almodóvar chamou a atenção para a produção cinematográfica espanhola e para a produção underground, renovando o melodrama e abusando do kitsch, se tornando pop. Com o cineasta, a paixão ficou latente na tela e explodiu para fora dela. Mulheres, homens e travestis convivem juntos de forma às vezes harmoniosa, às vezes efervescente. Almodóvar levou para o cinema, de forma respeitosa e ao mesmo tempo revolucionária, o que hoje se denominou confluência de gêneros. Todos os filmes realizados por ele foram lançados comercialmente no Brasil.

O primeiro filme data de 1980 e, nos 35 anos que se seguiram, o jovem vindo do interior da Espanha se realizou profissionalmente em uma efervescente Madri. Dirigiu 19 longas-metragens até o momento. Almodóvar foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor e é reconhecido mundialmente como o mais importante cineasta da Espanha, desde Luis Buñuel.

Além da mostra, o evento realizará um debate e uma masterclass. Na quinta-feira, dia 2 de julho, a partir das 19h15, será programado o documentário “Tudo sobre o Desejo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar”, e após a exibição haverá um debate com a participação dos curadores Silvia Oroz e Breno Lira Gomes, do crítico Ricardo Daehn, com mediação do pesquisador Sergio Moriconi. E no sábado, dia 4 de julho, será realizada, a partir das 13h, a masterclass Pedro Almodóvar e o Melodrama, ministrada pela curadora Silvia Oroz, com entrada franca.

Mais informações sobre a mostra e programação completa está em www.buendiafilmes.com/eldeseodf.

 

Mostra El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar
Data: de 30 de junho a 05 de julho (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Brasília – (SBS Quadra 4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa).
Hora: Consultar a programação
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia)
Bilheteria: De terça a sesta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.
Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos
Lotação: 406 lugares (8 para cadeirantes).
Informações: 3206-9448

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.