Programa educativo da Caixa Cultural promove debates e bate-papos para comemorar o dia do cinema brasileiro

O Programa Educativo Caixa Gente Arteira, da Caixa Cultural Rio de Janeiro, promove, a partir de terça-feira (16), diversas atividades para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, em 19 de junho. Serão bate-papos e debates com especialistas em educação, música, literatura e artes plásticas, abordando a relação dessas áreas com a sétima arte. Toda programação é gratuita mediante inscrições pelo email agendamento@gentearteirarj.com.br.

Ao todo, serão quatro encontros. Para cada tema proposto, um convidado especial desenvolverá o conteúdo e, em seguida, haverá debate com o público. Para falar sobre Cinema e Música, por exemplo, estarão presentes o ator e diretor Thiago Sardenberg e a pianista Elenise Bandeira. O bate papo de Thiago será acompanhado pelas canções, ao piano, tocadas pela profissional.

O tema Cinema e Literatura contará com a presença do especialista em Teoria e Crítica Literária, Alexandre Amorim, falando sobre as obras de Jorge Amado e Ariano Suassuna. Ambos os autores tiveram livros adaptados para o cinema.

Confira a programação completa do evento:

Cinema e Educação
Ressaltar a função pedagógica que o cinema pode adquirir no decurso da aprendizagem. Trabalhar a possibilidade de criação de cineclubes em escolas e locais de desenvolvimento educacional.
Data: 16 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos

Cinema e Literatura Brasileira
Debater sobre a relação de produções cinematográficas e obras literárias, e refletir sobre as diferenças que existem nesses canais de comunicação. A atividade abordará, principalmente, os autores Jorge Amado e Ariano Suassuna que tiveram seus livros adaptados para o cinema. Convidado: Alexandre Amorim, especializado em Teoria Literária.
Data: 19 de junho (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Sala Margot
Classificação Indicativa: 16 anos

Cinema e Música
Promover um diálogo com o público sobre a função da música no contexto audiovisual e sobre a importância de trilhas sonoras nas narrativas cinematográficas. Convidados: Thiago Sardenberg, ator e diretor; Elenise Bandeira, pianista.
Data: 24 de junho (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Foyer
Classificação Indicativa: 16 anos

Cinema e Artes Plásticas
Dialogar sobre a relação de cineastas e as artes plásticas para compor suas produções.
Datas: 30 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 16 anos
Local: Sala Margot

 

Programa Educativo Caixa Gente Arteira
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Agendamentos: (21) 3980-4898 – agendamento@gentearteirarj.com.br
Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.