Curta brasiliense “Rosinha” é o grande vencedor do FAM

Rosinha, curta-metragem do diretor brasiliense Gui Campos, que mostra um triângulo amoroso na terceira idade, foi o grande vencedor do FAM 20 anos com seis prêmios: Melhor Filme do Júri Popular na Mostra Mercosul; Melhor Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (para Maria Alice Vergueiro) e Melhor Ator (para a dupla João Antonio e Andrade Júnior).

Filmado no setor tradicional de Planaltina, no Distrito Federal, o filme trata com leveza um relacionamento que foge às convenções por parte de quem não tem mais por quê se importar com o que os outros pensam. Maria Alice Vergueiro, 81 anos, pedagoga, professora e uma das grandes atrizes do teatro nacional, também ficou conhecida pelo curta Tapa na Pantera, de 2006.

Chacal Palavra Filme, do carioca Gabriel Santos, ganhou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Documentário da Mostra Mercosul. O filme celebra a vida e a obra do poeta e letrista Chacal, pseudônimo do também carioca Ricardo de Carvalho Duarte, um dos pioneiros e expoente da chamada “geração mimeógrafo”.

Na Mostra Catarinense, os premiados foram Buracão, de Teka Simon e Camila Oliveira (Melhor Filme do Júri Oficial) e Deserto Verde, de Juliana Kroeger (Melhor Filme do Júri Popular).

Na Mostra Infanto-Juvenil, os prêmios foram para O Melhor Som do Mundo, de Pedro Paulo de Andrade (Melhor Filme Júri Oficial) e Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar, de Pedro Jorge (Melhor Filme Júri Popular).

E na Mostra Doc-Fam, os prêmios foram para 5 x Chico – O Velho e sua Gente, de Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes (Melhor Filme do Júri Oficial) e Olhar de Nise, de Jorge Oliveira (Melhor Filme do Júri Popular).

Os demais prêmios foram concedidos para o argentino Jasy Porâ, de Pavel Luiz Tavares e Cecília Sandoval (Melhor Fotografia); para animação Castillo y el Armado, de Pedro Harres, coprodução de Brasil e Uruguai (Melhor Som); o colombiano Las Musas de Pogue, de Germán Arango (Melhor Trilha Sonora Original); e D.E.U.S., do carioca Rafel Costa (Melhor Direção de Arte).

O filme de animação baiano Òrun Aiyé – A Criação do Mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria, recebeu a Menção Honrosa do FAM 20 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.