CineBH abre inscrições para oficinas, workshops e masterclass

Estão abertas as inscrições para as oficinas, workshops e masterclass oferecidas gratuitamente durante a 10ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 20 e 27 de outubro na capital mineira. O evento oferece um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor, da educação, jovens e interessados em geral. Ao todo, serão oferecidas seis modalidades de curso: três oficinas, dois workshops e uma masterclass, em três sessões com instrutores brasileiros e internacionais, num total de 280 vagas. Os cursos acontecem entre os dias 21 e 24 de outubro, nas dependências da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) e no Sesi Museu de Artes e Ofícios (Praça Ruy Barbosa, 600 – Centro), em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de outubro, pelo site cinebh.com.br.

Entre os destaques da 10Mostra CineBH, está a presença do renomado crítico italiano Adriano Aprà, considerado um dos principais especialistas na história do cinema de sua geração. Aprà irá ministrar uma masterclass em três sessões, nos dias 21, 22 e 24 de outubro. Cada masterclass contará com a exibição de filme histórico de três importantes cineastas: Carl Theodor Dreyer, Kenji Mizoguchi e Michelangelo Antonioni. Ao todo, são ofertadas 80 vagas.

Uma das oficinas aguardadas, e já tradicional na Mostra CineBH, é a de Análise de Estilos Cinematográficos, ministrada pelo crítico de cinema e curador da Mostra Tiradentes, Cleber Eduardo. Esta oficina acontece de 21 a 23 de outubro, com oferta de 30 vagas, para estudantes entre 18 e 25 anos. Tem o objetivo de desenvolver análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos. Ao final, serão selecionados cinco estudantes para integrar o Júri Jovem da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, agendada para 20 a 28 de janeiro de 2017.

Já o instrutor Guto Aeraphe, irá ministrar a oficina Webséries – Mercado e Produção, que tem como proposta oferecer uma visão geral do mercado de webséries e os processos de criação e produção a partir da apresentação de dados de mercado, conceitos digitais e analógicos e debates sobre roteiros, linguagem, formação de novo público além de financiamento, exibição e distribuição das produções.

A oficina Assistência de Produção, a ser ministrada pelo cineasta Marcelo Caetano, visa a formação de profissionais responsáveis pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Nela, o estudante poderá entender atuação da assistência de produção em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração, além das mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

O advogado Rafael Neumayr ministrará o workshop Direitos autorais e contratos do audiovisual, em que serão apresentadas noções gerais a respeito dos direitos autorais no audiovisual com uma análise dos principais contratos celebrados na área do audiovisual, especialmente sob a perspectiva do tratamento dado à propriedade intelectual. Serão abordados, por exemplo, temas como o contrato de roteirista, o contrato de diretor, o contrato de coprodução e o contrato de distribuição de obras audiovisuais.

Outro workshop aguardado é o Workshop Internacional de Cinema Documentário que será ministrado pelas produtoras internacionais, Gudula Meinzolt (Visions du Réel e Festival Internacional de Cinema Nyon | Suíça), Lucie Tremblay (Lowik Media – Canadá), Martha Orozco (México), no dia 21 de outubro, de 14 às 16 horas, com o propósito de apresentar experiências e possibilidades de coprodução internacional e inserção do documentário em eventos de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.