As Entrevistas de Putin

Num período de dois anos, o cineasta Oliver Stone viajou à Rússia quatro vezes para uma série de encontros com o presidente Vladimir Putin, um dos líderes mais controversos, poderosos e inacessíveis do mundo contemporâneo. Nas conversas, os dois falaram da infância do presidente; a história e os principais líderes do país, como Stalin e Lenin; seu trabalho como agente da KGB; sua relação complexa com os quatro presidentes que passaram pela Casa Branca durante seu longo período de governo; o fim da União Soviética e o conflito russo com as ex-repúblicas, como a Ucrânia e a Crimeia; a economia e questões de direitos humanos; as guerras do Iraque e, mais recentemente, da Síria, entre outras; e, no último encontro, as guerras cibernéticas e a denúncia de que a Rússia teria influenciado a eleição de Donald Trump com a ação de hackers. As vinte horas de gravação resultaram num documentário de quatro horas, “As Entrevistas de Putin”, que virou também livro homônimo, lançado este mês no Brasil.

Num clima ameno, em encontros que se deram ora em gabinetes ora em uma partida de pingue-pongue ou em meio a uma sessão de cinema, Oliver Stone conversou com o presidente russo sobre assuntos do cotidiano, como a sua relação com as filhas, genros e netos, mas também o questionou sobre temas controversos, como o preconceito contra a comunidade LGBT na Rússia. Tentou também conseguir declarações sobre ações internacionais dos Estados Unidos, como a invasão ao Iraque em 1991, mas o presidente se esquivou. Stone, em outro encontro, chegou a se justificar, dizendo que ama os Estados Unidos, mas é crítico em relação à intervenção externa do governo em outros países e apenas quer a paz mundial.

Além da transcrição completa do documentário, o livro traz também farto conteúdo extra de checagem dos dados apresentados pelos interlocutores e um prefácio escrito pelo jornalista Robert Scheer. As Entrevistas de Putin chega às livrarias em novembro, pela editora Best-Seller.

Sobre o autor: Oliver Stone nasceu em 1946 na cidade de Nova York e estudou na Universidade de Yale. Escreveu e dirigiu mais de 25 longas-metragens e seis documentários, entre eles alguns dos filmes mais influentes, controversos e icônicos das últimas décadas, como JFK: a Pergunta que Não Quer CalarAssassinos por NaturezaNixon; A História Não Contada dos Estados Unidos e o polêmico Snowden: Herói ou Traidor. É vencedor de dois prêmios Oscar de Melhor Diretor, por Platoon (1986) e Nascido em 4 de Julho (1989), e um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, por O Expresso da Meia-Noite (1978).

As Entrevistas de Putin
Autor:
Oliver Stone
Tradução: Carlos Szlak Acabamento
Editora: Best Seller / Grupo Editorial Record
Páginas: 336
Preço: R$ 44,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.