Cineconcerto no Quitandinha abre o laboratório imersivo do Sesc RJ para roteiristas

O 5º Argumenta, laboratório imersivo do Sesc RJ que oferece capacitação gratuita para novos roteiristas, realiza, no próximo domingo (26/11), às 18h, a cerimônia de abertura das atividades, no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis. O evento, aberto ao público, receberá o espetáculo “Cidadão Instigado – The Dark Side of Oz”, cineconcerto em que é exibido o filme “O Mágico de Oz”, sonorizado pela apresentação musical da banda Cidadão Instigado, com um repertório em comemoração aos 50 anos do disco “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd. A entrada é gratuita.

Além do cineconcerto no Quitandinha, o público também poderá participar de masterclasses gratuitas com os cinco mentores do projeto. As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/HHVi2B7YbE. A primeira vai acontecer no dia 27/11, às 17h, no Hotel Sesc Nogueira, em Petrópolis, com o diretor brasileiro Joel Zito Araújo, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. No dia 29/11, às 17h, o roteirista Esmir Filho, criador, showrunner e diretor de “Boca a Boca”, série da Netflix, vai abordar de onde surgem os delírios criativos.

Em dezembro, vão acontecer as masterclasses virtuais. A primeira será ministrada no dia 5/12, às 19h30, pela roteirista e consultora Camila Agustini, que, no ano passado, foi uma das juradas do prestigiado Emmy Awards. No dia 6/12, às 19h30, a roteirista Juliana Rojas, que trabalhou em obras como “Supermax” (Globo) e “3%” (Netflix), vai falar sobre narrativa fantástica. A série de masterclass será encerrada com Maurílio Martins, diretor e roteirista mineiro, no dia 7/12, às 19h30, que vai falar sobre o ordinário na concepção de obras audiovisuais.

Durante o mês de dezembro, o público poderá ainda conferir a Sessão Argumenta, que vai apresentar uma série de filmes no CCSQ e nas unidades do Sesc em Nova Friburgo, Teresópolis, Nova Iguaçu, Copacabana e Ramos. A programação será divulgada em breve no site do Sesc RJ (sescrio.org.br).

Os roteiristas selecionados para o 5º Argumenta participarão, em novembro e dezembro, da mentoria com especialistas do mercado audiovisual que vão ajudá-los a aprimorar os seus projetos de longa-metragem de ficção. Em julho, o Sesc RJ recebeu 872 inscrições de roteiristas de 26 estados e 4 países (Argentina, Chile, França e Nicarágua) interessados em participar do laboratório. Desse total, 10 foram selecionados (veja abaixo) e terão os custos de transporte, assim como estadia e alimentação para as atividades em Petrópolis custeados pela instituição.

Desde 2018, o Argumenta contribui com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o país nesse mercado, promovendo a formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado.

Projetos e os roteiristas selecionados: 

– Abayomi e a Cidade Encantada, de Xulia Doxágui (PE)
– Baixada É Cruel, os Amantes São de Bel, de Matheus Hoffman (RJ / SC)
– Doce Sagrado, de Nathali Ferreira de Deus Lima (RJ)
– Estou Aqui a te Esperar, de Euler Lopes (SE)
– Famigerada, de Gabriel Newton Neri Neves (GO / SP)
– Nota Vermelha, de Duba Rodrigues (BA)
– O Reizinho do Rodeio, de Allan Costa (PR)
– Serenata Noturna, de Daniel Veiga (SP)
– Suçuarana, de Karkará Tunga (SP / PE)
– Van, de Gabrielle Siqueira (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.