“Uma Longa Viagem” será exibido na Virada Cultural

Grande vencedor dos festivais de Paulínia e Gramado, “Uma Longa Viagem”, dirigido por Lucia Murat e protagonizado por Caio Blat, acaba de receber o prêmio de Melhor Documentário na 15ª edição do Festival de Málaga, Espanha. Com estreia programada para 11 de maio, o filme poderá ser visto, e debatido, em três exibições especiais abertas ao público.

O filme conta a história de três irmãos que viveram a radicalidade dos anos 70. A linha dramática é dada pela vida do caçula (interpretado por Caio Blat), que vai para Londres em 1969, enviado pela família para não entrar na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. O documentário mostra os anos loucos, quando drogas, misticismo e rock’n’roll andavam juntos pelas estradas mundo a fora. Contrapondo-se às cartas, os comentários em off da irmã e diretora, Lúcia Murat, presa política que virou cineasta e hoje viaja pelo mundo, num processo inverso ao do irmão que, de viajante livre, foi obrigado a enfrentar diversos problemas. “Uma Longa Viagem” trabalha, também, sobre a memória, não só pela forma como é feita a investigação, mas sobre o motivo do filme: a morte do terceiro irmão, o ponto de equilíbrio entre eles.

“Uma Longa Viagem” foi exibido no Festival de Paulínia, onde recebeu o Prêmio da Crítica de Melhor Documentário. Foi vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Caio Blat), Melhor Direção de Arte, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Estudantil no Festival de Gramado, e eleito Melhor Documentário no 15º Festival de Málaga na Espanha.

Assista ao trailer do filme aqui.

Locais e horários das sessões especiais do filme:

Sábado – 5 de maio – 14h00

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA (sessão seguida de debate com Lucia Murat)
Largo General Osório, 66 (Estação Pinacoteca)
Sessão gratuita

Sábado – 5 de maio – 23h00

VIRADA CULTURAL (sessão seguida de debate com Lucia Murat)
Auditório Prestes Maia – Palácio Anchieta (Câmara Municipal de S. Paulo), Viaduto Jacareí, 100
Sessão gratuita

Segunda-feira – 7 de maio – 19h30

FOLHA DOCUMENTA (sessão seguida de debate com Lucia Murat e Caio Blat)
Espaço Itaú/Unibanco de Cinema – Rua Augusta, 1475 – sala 3
Sessão gratuita – os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.