Festival de cinema francês traz a atriz Léa Seydoux ao Brasil

O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 1º a 16 de maio, em 45 cidades e 80 salas de cinema, um aumento de mais de 50% em relação à edição do ano passado. Em 2013, a programação inédita contará com uma seleção que representa os filmes de maior impacto das últimas produções da cinematografia francesa, contemplando os mais variados gêneros, da comédia ao thriller.

Entre os títulos confirmados, filmes que prestam homenagem à França e o que a faz famosa: o teatro (“Pedalando com Molière”), a arte (“Renoir” e “Camille Claudel 1915″), a gastronomia (“Os Sabores do Palácio”) e a literatura (“O Homem que Ri”). A mostra conta ainda com “O Menino da Floresta”, uma das mais destacadas produções recentes de animação francesa, “A Datilógrafa”, de Régis Roinsard, e “Aconteceu em Saint-Tropez”, de Danièle Thompson.

O festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. A atriz francesa Léa Seydoux, que virá ao Varilux para lançar o filme “Adeus, minha Rainha”, de Benoît Jacquot, é uma das confirmadas. Léa é uma das maiores revelações do cinema francês atual e já tem no seu currículo filmes como “Meia-Noite em Paris”, “Bastardos Inglórios” e “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”. O festival terá ainda a participação dos diretores consagrados Philippe Le Guay (“Pedalando com Molière”), Benoît Jacquot (“Adeus, minha Rainha”), Danièle Thompson (“Aconteceu em Saint-Tropez”), Agnès Jaoui (“Além do Arco-íris”), Jean-Pierre Améris (“O Homen que Ri”), Jean-Paul Lilienfeld (“Prenda-me”) e Michel Leclerc (“Anos Incríveis”). Os atores Monica Bellucci (“Aconteceu em Saint-Tropez”), Christa Theret (“Renoir” e “O Homem que Ri”) e Arthur Dupont (“Além do Arco-íris” e “Os Sabores do Palácio”).

Está confirmada ainda a segunda oficina franco-brasileira de roteiros, ministrada por especialistas franceses para profissionais brasileiros, apoiada pela RioFilme, em parceria com a ABPITV e a renomada escola parisiense de roteiristas, o Conservatoire Européen d’Ecriture Audiovisuelle (CEEA).

O festival ainda traz duas novidades na cidade do Rio de Janeiro: a realização gratuita de Master Classes com os diretores, voltadas para estudantes de cinema, e exibições gratuitas no cinema Odeon dedicada aos estudantes do fundamental e do ensino médio. Para os cursos de cinema e escolas interessados, é necessário realizar o agendamento de turma para reserva de lugar até 26 de abril, através do email larissa@bonfilm.com.br.

O Festival Varilux de Cinema Francês será dividido em duas fases, de 3 a 10 de maio, em algumas cidades, e de 10 a 16, em outras. A programação completa pode ser conferida no site www.variluxcinefrances.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.