Mostra reúne filmes de Jacques Rivette

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a mostra “Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes”, de 25 de junho a 14 de julho, no Rio de Janeiro, e de 3 a 21 de julho, em São Paulo.

A mostra vai reunir grande parte das obras cinematográficas do cineasta francês, além de promover palestras e debates sobre Jacques Rivette, que por quase 50 anos se dedicou ao cinema como cineasta e também como crítico.

Para muitos, Rivette é um dos mais importantes cineastas da nouvelle vague francesa surgida na virada dos anos 50 para os anos 60. A pouca atenção dada pelo Brasil aos seus filmes é muitas vezes inexplicável quando defrontada a fatos como a boa repercussão de crítica e público obtida com a obra “A Bela Intrigante” (1991), um dos poucos filmes dele a estrear por aqui, e que tem Michel Piccoli e Emanuelle Béart nos papéis principais.

Na década seguinte, somente “Quem Sabe?” (2001) conseguiria uma estreia nos cinemas de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mesmo obras-primas como “História de Marie e Julien” (de 2003, novamente com Béart como protagonista) e “Não Toque no Machado” (2007), tiveram suas exibições restritas a mostras e festivais.

“Não Toque no Machado”, adaptado de um romance de Honoré de Balzac, é seguramente um dos filmes mais importantes dos anos 2000. Sua forma dramática de contar uma história prende qualquer espectador sem abrir mão de elaborar uma estética inovadora.

Esses filmes são apenas algumas das obras cinematográficas que poderão ser vistas na mostra.

 

Mostra Jacques Rivette – Já Não Somos Inocentes
De 25 de junho a 14 de julho no CCBB Rio
R. Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro-RJ/ Tel.: (21) 3808-2020

De 3 a 21 de julho no CCBB S. Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Sé, São Paulo/ Tel.: (11) 3113-3651

Entrada: R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.