Prêmio Almanaque: Joel Zito Araújo

O Prêmio Almanaque desta edição vai para o cineasta Joel Zito Araújo, pelo empenho de sua obra em debater as questões ligadas à negritude. Autor de dez curtas e médias-metragens e de quatro longas (“A Negação do Brasil”, “As Filhas do Vento”, “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” e “Raça”, este em parceria com Megan Mylan), Joel Zito, mineiro de Nanuque, nascido em 1954, vem se entregando à reflexão sobre o papel do negro na sociedade brasileira.

Em “Raça”, ele e a parceira norte-americana acompanham três personagens: a quilombola Dona Miúda Santos, o cantor Netinho de Paula, empenhado (na ocasião das filmagens) em montar a TV da Gente, criada para ser vitrine de atores, técnicos e jornalistas negros, e o senador Paulo Paim, dedicado por mais de dez anos à aprovação, no Congresso Nacional, do Estatuto da Igualdade Racial.

Autor de livro seminal – “A Negação do Brasil” – base do filme de mesmo nome, Joel Zito tem trabalhado incansavelmente para que o negro brasileiro não tenha presença majoritária apenas em favelas e prisões. E, sim, que seja cidadão pleno, capaz de desfrutar de direitos iguais aos de todos os brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.