“Os Pobres Diabos”, de Rosemberg Cariry, encerrará o 23º Cine Ceará

O Cine Ceará, Festival Ibero-americano de Cinema de Fortaleza será realizado entre 7 e 14 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A 23ª edição vai homenagear Portugal, com foco no “cinema contemporâneo” do país. A cineasta, atriz e cantora Maria de Medeiros vai receber o troféu Eusélio Oliveira, honraria máxima do festival, por sua contribuição ao cinema. Ela vai ganhar uma mostra especial e vai apresentar seu novo show na abertura do festival.

A ficção inédita “Os Pobres Diabos”, dirigida e roteirizada pelo cineasta cearense Rosemberg Cariry, encerrará o festival com uma exibição especial, no dia 14 de setembro. A exibição hors concours será feita no mesmo dia do anúncio dos curtas e longas vencedores do festival.

“Os Pobres Diabos” é estrelado por Silvia Buarque, Chico Diaz, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos entre outros. Este é o 12º longa-metragem de Cariry e marca o retorno dele à ficção após realizar os documentários “Patativa do Assaré, Ave Poesia” (2007) e “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito” (2012), exibido na última edição do Cine Ceará, entre outros. No dia 18 de setembro, o filme abrirá a mostra competitiva do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A trama surgiu das memórias do próprio cineasta quando vivia no sertão do Ceará, onde era comum a presença de circos itinerantes que, embora muito pobres, eram cheios de magia e de atrações exóticas como as rumbeiras mexicanas e os personagens inspirados nos grandes filmes de aventuras.

“Os Pobres Diabos” mostra a difícil jornada dos artistas e trabalhadores de um pequeno circo lutando pela sobrevivência, permeada de aventuras e desventuras dos anti-heróis picarescos inspirados nas artes populares.

Após o Festival de Brasília, o filme continuará no circuito de festivais nacionais e internacionais. O lançamento comercial está marcado para o segundo semestre de 2014.

Leia aqui reportagem especial sobre o diretor Rosemberg Cariry e o filme “Os Pobres Diabos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.