Cineasta francês Jean-Claude Brisseau vem ao Brasil para o Indie 2013

O Festival Indie 2013, que acontece entre os dias 6 e 12 de setembro, em Belo Horizonte, e de 20 de setembro a 3 de outubro, em São Paulo, terá como uma de suas principais atrações na edição deste ano retrospectivas de dois cineastas contemporâneos. Um dos autores mais originais e radicais do cinema europeu, o francês Jean-Claude Brisseau, e o realizador de imagens impressionantes e impactantes, em documentários e ficções, o chinês Wang Bing.

Jean-Claude Brisseau, aos 69 anos, é o enfant ter­ri­ble do cinema fran­cês, e há quase 40 anos realiza filmes marcados pela observação da intimidade sexual, por digressões filosóficas, com nuances de misticismo. Quase sempre apresentando características autobiográficas, o cinema de Brisseau trabalha na tênue fronteira entre o real e o fantástico, do erótico e do pornográfico, do perturbador e do filosófico. A retrospectiva traz 10 obras de Brisseau (nove delas em 35mm), entre elas, o inédito no Brasil, seu último filme “A Garota de Lugar Nenhum, que ganhou o Leopardo de Ouro concedido pelo Festival de Locarno, em 2012, na Suíça.

Jean-Claude Brisseau virá ao Brasil, pela primeira vez, para acompanhar as sessões e dará uma palestra durante o Indie, em São Paulo.

Wang Bing nasceu na China, em 1967, e começou sua carreira como cineasta em 1999 com um filme de 9 horas de duração: A Oeste dos Trilhos (1999-2003). Wang Bing trouxe seu olhar para a arqueologia das mudanças físicas e sociais que a China tem sofrido desde a Revolução Cultural. É não somente uma figura central no cinema documentário chinês, mas também um artista cujo trabalho com o tempo e o espaço o caracteriza como um dos cineastas mais importantes do nosso tempo.

O Indie exibirá o último filme de Bing que será lançado na Mostra de Veneza, em setembro, Feng Ai (“Até que a Loucura nos Separe”), além dos filmes realizados em 2012, também inéditos no Brasil, “Três Irmãs” (Prêmio da mostra Orizzonti, na Mostra de Veneza 2012) e “Sozinha”.

Além das retrospectivas, o Indie exibe filmes recentes de diversos países do mundo. Entre os destaques da edição desse ano estão o aguardado “História da Minha Morte”, do diretor catalão Albert Serra, vencedor do Festival de Locarno 2013, e os premiados “Heli”, do diretor mexicano Amat Escalante (Melhor Diretor no Festival de Cannes 2013), “Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho”, de Danis Tanovic (vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim 2013: Grande Prêmio do Júri – Urso de Prata e o Prêmio de Melhor Ator – Urso de Prata para o ator Nazif Mujić), “Vic + Flo Viram um Urso”, de Denis Cotê (Prêmio  Alfred Bauer – Urso de Prata no Festival de Berlim 2013); e a surpresa coreana “Jiseul” de Meul O. (Melhor Filme estrangeiro no Festival Sundance 2013).

A Mostra Mundial traz também um foco no cinema japonês. Dois filmes refletem os abalos causados pelo terremoto e o tsunami de 2011: do importante diretor japonês Masahiro Kobayashi, “Tragédia Japonesa”, e o novo filme de Nobuteru Uchida, “Odayaka”. Além de uma homenagem ao diretor Kôji Wakamatsu, mestre do cinema japonês que morreu em 2012, com um dos seus últimos filmes, “Petrel Hotel Blue”.

O público ainda poderá conhecer os diretores cults do cinema contemporâneo americano como Andrew Bujalski (“Computer Chess”), Matthew Porterfield (“Eu Era Mais Dark”), Dan Sallitt (“O Ato Indizível”) e Shane Carruth (“Upstream Color”).

Um dos principais destaques do Indie 2013 com seu novo longa “História da Minha Morte”, o cultuado cineasta catalão Albert Serra já tem uma retrospectiva completa de sua obra programada para o Indie 1014.

A programação completa do festival pode ser conferida no site www.indiefestival.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.