Festival europeu reúne produções independentes contemporâneas

O Festival Europeu de Filme Independente, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 18 a 23 de março, traz uma seleção de 25 filmes, entre longas-metragens, curtas, animações, filmes experimentais e documentários, com a curadoria de José Luiz Sampaio e Tatiana Groff, e faz parte da itinerância de recortes do festival, que já passou pela Romênia, Chipre, África do Sul, Austrália, Espanha e Polônia.

Na abertura do evento, na terça-feira (18), às 19h, Scott Hillier, diretor artístico do projeto, participará de um encontro com Eduardo Valente, assessor internacional da Agência Nacional do Cinema (Ancine), sobre a cena e a produção de cinema independente contemporânea. Australiano residente em Paris, Hillier é mais conhecido por seu trabalho como diretor de fotografia do documentário “Twin Towers”, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2003. A palestra será gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes.

Ainda inédito no país, o festival internacional conhecido como o Sundance europeu, é realizado anualmente em Paris, desde 2006, e é reconhecido por descobrir talentos da cena independente. A curadoria local teve o cuidado de escolher apenas obras premiadas de edições anteriores a 2014, reunindo o que de melhor aconteceu nos últimos oito anos do festival.

Entre os destaques, estão o documentário “Cavedigger”, do diretor Jeffrey Karoff, vencedor na categoria de melhor documentário de 2013 e indicado ao Oscar de 2014 na Categoria Documentário em Curta-Metragem.  E o longa “The Forest is Red”, do diretor David Jakubovic, vencedor do prêmio de melhor filme não Europeu no festival de 2012 e de melhor diretor e melhor ator no Festival Internacional de Tolentino. Jakubovic estará presente no evento, no sábado (22), às 19h, para um bate-papo com o público.

Outro destaque é “I am Just Begun”, do diretor finlandês Elias Koskimies, vencedor da categoria Music Video em 2013. A produção trata de uma jornada de volta à cidade natal do personagem andrógino Venuz Vulgar, quando uma lei ambígua proibiu a propaganda homoerótica em São Petersburgo, Rússia.

 

Festival Europeu de Filme Independente
Data: de 18 a 23 de março (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barros, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes) – (21) 3980-3815
Horários: sessões diárias às 17h e 19h
Ingressos: RS 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Além dos casos previstos em lei. Clientes Caixa pagam meia.
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.