O Homem das Multidões

O Homem das Multidões, parceria entre o mineiro Cao Guimarães e o pernambucano Marcelo Gomes, é livremente inspirado no conto The man of the crowd, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe e acompanha o cotidiano de Juvenal (Paulo André), solitário maquinista de metrô que se mistura ao aglomerado de gente do centro de uma grande metrópole em busca das companhias que ele não tem na sua vida particular.

Para narrar visualmente a história, o longa-metragem adota a razão de aspecto (aspect ratio) de 3 x 3. A proporção quadrada da imagem foi inventada pelos realizadores para transmitir, com imediata e constante regularidade durante a narrativa, os estados internos de Juvenal e Margô (Silvia Lourenço), no intuito de criar um tipo de claustrofobia da imagem, segundo os diretores.

O filme é uma coprodução entre Minas Gerais e Pernambuco e foi todo realizado em locações no centro de Belo Horizonte (MG). Resultado de quase sete anos de trabalho, O Homem das Multidões marca o oitavo longa-metragem assinado por Cao e o quarto título de Marcelo.

A produção, distribuição e finalização tiveram orçamento total de R$ 1,8 milhão, viabilizado com patrocínio da Telemont, Cemig/Filme em Minas e Petrobras. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2010/2011 e contou, no seu desenvolvimento, com recursos do Prêmio Adicional de Renda da Ancine. Teve ainda apoio da Berliner Kunstler Programmdes DAAD e do Open Doors do Festival de Locarno, na Suíça.

Produzido por Beto Magalhães, da Cinco em Ponto, e João Viera Jr., da REC Produtores, o longa-metragem será lançado no dia 31 de julho pela distribuidora Espaço Filmes, depois de passa por festivais internacionais, como o 64º Festival de Berlim, na seção Panorama, o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, onde conquistou o prêmio máximo do júri, o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, que deu ao filme o prêmio de melhor fotografia (Ivo Lopes Araújo) e o especial do júri, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e o Festival do Rio, onde venceu o prêmio de direção.

Leia matéria sobre o filme publicada na Revista de CINEMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.