Mostra de cinema tem como tema a água

A Mostra de Cinema Arq. Futuro reúne longas-metragens, brasileiros e estrangeiros, que ilustram o debate sobre gestão das águas, tema deste ano do Arq. Futuro, um dos fóruns mais importantes de arquitetura e urbanismo do País. Com entrada franca em São Paulo, os filmes serão exibidos de 18 a 24 de setembro, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Rua Augusta, 1470). Entre os títulos, o destaque é o canadense Marca d’Água (Watermark), de Jennifer Baichwal e do premiado fotógrafo Edward Burtynsky, inédito comercialmente no Brasil. Filmado com câmeras 5k, tem imagens aéreas únicas.

Serão cinco sessões ao dia, e a sessão das 19h30 contará com a participação de um convidado do Arq. Futuro, que fará uma apresentação sobre o tema do filme, discutindo como o cinema trabalha a questão da água em diferentes linguagens cinematográficas.

Além de Marca d’Água (Watermark), a mostra de cinema é composta também por Vidas Secas, filme de Nelson Pereira dos Santos e um clássico do cinema brasileiro baseado no romance de Graciliano Ramos. A sessão de sábado, 20/9, às 19h30, contará com palestra introdutória do professor de Teoria Literária da Unicamp, Francisco Foot Hardman. Outros filmes incluem a animação franco-belga Kiriku e a Feiticeira, de Michel Ocelot, o documentário Ouvir o Rio, sobre obra do artista brasileiro Cildo Meireles, e Em Busca da Vida, filme de produção chinesa sobre o impacto da construção de uma barragem hidroelétrica no pequeno vilarejo de Fengjie.

A seleção de longas faz parte do fórum internacional A Cidade e a Água que visa engajar a sociedade na discussão da escassez de recursos hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.