Mostra exibirá filmografia do diretor tcheco Jiri Menzel

A mostra O Cinema de Jiri Menzel, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 14 a 26 de outubro (terça-feira a domingo), exibirá a filmografia do diretor tcheco, em sua maioria com filmes inéditos no país. A programação reúne 15 longas-metragens do cineasta, cuja obra é marcada por um humor peculiar, revelado através de doses de sarcasmo e tons provocativos. Para acompanhar parte das exibições, o próprio Jiri Menzel virá ao Brasil, em sua primeira visita à América Latina.

Menzel ganhou notoriedade com seu primeiro filme, Trens Estreitamente Vigiados, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1968. O cineasta participa atualmente da divulgação de seu mais recente trabalho, Don Juans, que será exibido na abertura da mostra, no dia 13, em sessão especial para convidados. As duas produções integram a mostra, assim como Andorinhas por um Fio. Gravado em 1969 e censurado pelo governo comunista, o longa foi lançado somente em 1990, com a abertura do regime.

O público ainda terá a oportunidade de participar, no dia 17 de outubro (sexta-feira), da masterclass ministrada pelo cineasta, e do debate sobre sua obra, no dia 24 (sexta-feira), com o curador da mostra Hernani Heffner, o crítico José Carlos Avellar e a cônsul-geral da República Tcheca, Lucie Lachoutova Natal da Luz.

A programação completa está disponível no site  www.ocinemadejirimenzel.com.br.

 

Mostra O Cinema de Jiri Menzel
Data: de 14 a 26 de outubro de 2014 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815 Entrada: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam Meia.
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes); Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.