“Tatuagem”, de Hilton Lacerda, é o indicado brasileiro ao Prêmio Goya

“Tatuagem”, de Hilton Lacerda, é o candidato brasileiro a uma vaga entre os finalistas da categoria Melhor Filme Ibero-Americano da 29ª edição do Prêmio Goya. O prêmio, organizado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha e um dos mais importantes eventos cinematográficos do país, é concedido desde 1987 aos destaques de cada ano. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2015, na cidade de Madri.

O filme, escolhido entre 12 inscritos, é ambientado no ano de 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe de cabaré anarquista Chão de Estrelas. Sua vida muda ao conhecer o jovem soldado Arlindo Araújo, apelidado de “Fininha”. “Tatuagem”, estreia do pernambucano Hilton Lacerda em obras de ficção, foi um dos contemplados pelo Fundo Setorial do Audiovisual – FSA em 2010, com a soma de R$ 748 mil. Em 2013, ganhou cinco prêmios no Festival do Rio (Melhor Filme de Ficção pelo voto popular, Prêmio FIPRESCI, Prêmio Especial do Júri Ficção, Melhor Ator e Melhor Ator Coajuvante) e três no 41º Festival de Gramado (Melhor Longa-metragem, Melhor Ator e Melhor Trilha Musical).

A comissão de seleção foi composta por Ailton Franco Jr., indicado pelo Fórum dos Festivais; Luis Erlanger, indicado pela Academia Brasileira de Cinema; Luiza Lusvarghi, indicada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema – ABRACCINE; Sylvia Abreu, indicada pelo Programa Cinema do Brasil; e Eduardo Valente, assessor internacional da ANCINE, representando a Agência.

Para os membros da comissão, “Tatuagem” foi escolhido dentre uma lista particularmente forte, com várias opções de excelente qualidade, por ser o que lhes pareceu melhor representar uma cinematografia ao mesmo tempo profundamente brasileira e de alto impacto estético, possuindo ainda uma dimensão política importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.