CCBB apresenta, pela primeira vez no Brasil, retrospectiva completa de Frank Capra

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, pela primeira vez no Brasil, uma retrospectiva completa e dedicada exclusivamente à obra do cineasta ítalo-americano Frank Capra. A mostra acontece em São Paulo, de 17 de maio a 12 de junho, e segue temporada no Rio de Janeiro, de 21 de junho a 17 de julho.

Considerado o mais popular e reverenciado cineasta entre os anos 1930 e 1940, Capra venceu três vezes o Oscar de Melhor Diretor por “Aconteceu Naquela Noite” (1934), “O Galante Mr. Deeds” (1936) e “Do Mundo Nada se Leva” (1938). Ganhou ainda outras três estatuetas na categoria melhor filme.

Com curadoria de José de Aguiar e Eduardo Reginato, a Mostra Frank Capra exibirá 27 filmes do diretor, entre ficção e documentário. A abertura acontece no dia 17 de maio, quarta-feira, com o clássico do cinema mudo americano “Mocidade Audaciosa” (1928). A obra traz um jovem aspirante a jornalista que começa investigar uma suposta assassina, vivida por Jobyna Ralston.

Segundo os curadores, a mostra pretende revelar as várias fases do cineasta, assim como situá-lo dentro da história do cinema americano, não só através das exibições dos filmes, muitos dos quais feitos durante a Grande Depressão, mas também promovendo discussões diretas com o público por meio de debate e masterclass presencial.

Na programação estão obras da era de ouro do cineasta, como “Aconteceu Naquela Noite” (1934), o primeiro filme da história do cinema a ganhar Oscar nas cinco categorias principais, e “A Mulher Faz o Homem” (1939) – estrelado por James Stewart, que se tornou a personificação do idealismo presente na obra de Capra –, filme que conta a história de um senador de “primeira viagem” que expõe a corrupção no Senado dos Estados Unidos, correndo o risco de destruir sua própria carreira.

A mostra ainda traz “A Felicidade Não se Compra” (foto, 1946), clássico conto de Natal que foi um fracasso de público na época do lançamento, mas se tornou um dos longas-metragens mais reverenciados do cinema americano e “Esse Mundo é um Hospício” (1944), considerada pela AFI (American Film Institute) uma das melhores comédias de todos os tempos.

Para completar a programação, o evento exibirá também “Why We Fight”, série de sete documentários encomendados pelo governo dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para explicar aos soldados americanos o envolvimento de seu país no conflito. Mais tarde, eles foram mostrados ao público dos EUA para convencê-los a apoiar o envolvimento do país na guerra.

Como um dos autores centrais da Era de Ouro de Hollywood, Capra discutiu questões muito caras aos Estados Unidos, como a Grande Depressão dos anos 1930, o otimismo em torno da política econômica do New Deal e a Segunda Guerra Mundial, constituindo um imaginário em torno do sonho de vida americano. Sua filmografia reúne um corpo de obras que propagandeou ideais, princípios e valores fundamentais da identidade nacional estadunidense em um projeto de mitificação da história do país.

A programação completa da mostra pode ser conferida em bb.com.br/cultura.

 

Mostra Frank Capra
Data: 
17 de maio a 12 de junho
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP – (11) 4297-0600
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Ingressos: pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria a preços populares (R$ 10 inteira / R$ 5 meia)
Classificação indicativa: livre a 14 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.