Festival de Berlim começa com grande participação brasileira

Começa nesta quinta-feira, 5, e vai até o dia 15 de fevereiro, o 65º Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, um dos maiores eventos anuais da indústria cinematográfica. Realizado na capital alemã, o festival vai contar com extensa participação brasileira nesta edição.  O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e o assessor internacional da agência, Eduardo Valente, estarão presentes no evento.

Ao todo, serão 14 filmes divididos entre cinco mostras, além de 13 profissionais participando do Berlinale Talents, grande encontro de profissionais do setor promovido pelo festival. Oito filmes e três profissionais estarão no festival com apoio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

Uma das principais seções do Festival de Berlim, o Forum do Novo Cinema, ou apenas Forum, se dedica a trabalhos experimentais e de vanguarda e abre espaço para os novos talentos. Este ano, dois filmes brasileiros estarão presentes na categoria: “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso, e “Beira-mar”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher. Ambos os filmes foram apresentados ao curador Christoph Terhechte durante a oitava edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, realizada em outubro de 2014, além de viajarem com o auxílio do programa de apoio da ANCINE.

A mostra Forum Expanded é realizada desde 2006, e apresenta filmes, vídeos, instalações e trabalhos performáticos de diversos temas em diferentes locais de Berlim. Três trabalhos experimentais brasileiros foram selecionados para esta seção: “Viventes”, de Frederico Benevides; “Je Proclame la Destruction”, de Arthur Tuoto; e “Fuja dos meus Olhos”, de Felipe Bragança, que também foi contemplado pelo programa de apoio.

Já a mostra Panorama tem como principal foco a exibição de filmes autorais. Quatro brasileiros foram selecionados para a edição deste ano: “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, que abre a mostra; “Ausência”, de Chico Teixeira; “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert; e “Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang”, de Walter Salles. Os filmes de Chico Teixeira, Lírio Ferreira e Anna Muylaert estão entre as produções contempladas pelo programa de apoio da ANCINE.

Os longas “Beira-Mar”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, a ser exibido na mostra Fórum; e “Ausência”, de Chico Teixeira, e “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, programados para a Mostra Panorama; estão entre os indicados ao prêmio Teddy, láurea oferecida às melhores obras que abordem a temática LGBT. Em 2014, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, ficou com o prêmio de melhor longa-metragem.

Os curtas-metragens estão presentes na programação do Festival de Berlim desde 1955. A seção Berlinale Shorts, entretanto, passou a existir apenas em 2006. Na edição deste ano, o filme “Mar de Fogo”, de Joel Pizzini, que também recebeu auxílio do programa de apoio da ANCINE, será o representante brasileiro nesta mostra.

A mostra dedicada a filmes indígenas, que acontece a cada dois anos e terá sua segunda edição este ano, terá o foco nas produções da América Latina. Quatro obras brasileiras marcarão presença: “Hepari Idub’rada, Obrigado Irmão”, de Divino Tserewahú (1998); “O Mestre e o Divino”, de Tiago Campos Tôrres (2003); “As Hiper Mulheres (Itão Keugü)”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro (2011); e “Ma Ê Dami Xina – Já me Transformei em Imagem”, de Zezinho Yube (2008), que recebeu apoio financeiro da ANCINE para comparecer ao festival.

Ainda no âmbito do Festival de Berlim, acontece o European Film Market, evento de mercado que reúne profissionais de todo o mundo durante seus nove dias de realização. Dos 88 brasileiros que comparecerão a esta edição do EFM, a ANCINE apoia a participação de 15 por meio do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. O Programa Cinema do Brasil, que conta com apoio institucional da ANCINE, também estará presente no evento dando suporte aos associados com um estande reservado a encontros, busca de oportunidades e novas parcerias.

A ANCINE também dará apoio a dois dos 13 brasileiros que estarão presentes no Berlinale Talents: David Pretto, representante do projeto “Até o Caminho”; e Marcelo Caetano, que participa do Script Station, projeto de desenvolvimento de roteiros do evento, com o projeto “Corpo Elétrico”.

O programa de apoio da ANCINE apoia ainda a presença de Roberto Menezes Nunes Vitorino, representante do projeto “Corrida dos Bichos” no Mercado de Coprodução do Festival de Berlim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.