Filmagens de “O Tempo e o Vento” acontecem no sul do país

A segunda etapa de filmagens de “O Tempo e o Vento”, realizada em Bagé (RS), completou uma semana. Desde o dia 4 de abril, equipe e elenco do segundo longa do diretor Jayme Monjardim, produzido por Nexus Cinema e Vídeo (mesma produtora de “Olga” e “Budapeste”), estão na cidade gaúcha rodando as cenas que remetem ao período de Ana Terra (vivida por Cléo Pires e Suzana Pires). Depois das cenas filmadas em Pelotas, em que predominava o interior de um sobrado, onde foi ambientado o quarto de Bibiana (Marjorie Estiano, Janaína Kremer e Fernanda Montenegro), agora o filme parte para o ambiente épico do pampa. Locações como Galpão de Pedra e Campo Verde (próximo a Bagé), além do Paredão (Aceguá), cortado pelo Rio Jaguarão, e estâncias da redondeza, revelam incríveis cenários onde se passa a trama da família Terra: Ana Terra (neste período vivida por Cléo Pires), seu pai, Maneco (Luiz Paulo Vasconcelos), sua mãe, Henriqueta (Cyria Coentro), seu irmão, Antonio (José Henrique Ligabue), e Pedro Missioneiro (Martin Rodriguez), indígena das Missões pelo qual Ana se apaixona e com quem tem um filho, Pedro Terra (na infância interpretado pelo ator Eduardo Corrêa).

Em Bagé, ainda serão feitas as sequências do início e do desenvolvimento da cidade de Santa Fé, passando pela chegada de Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), seu casamento com Bibiana (Marjorie Estinao, Janaína Kremer e Fernanda Montenegro) e demais acontecimentos que permeiam essa história que se desenrola ao longo de 150 anos. Entre as cenas “de campo” ainda estão por vir as batalhas de guerra. As tomadas na cidade cenográfica mostrarão a evolução da cidade desde a chegada de Ana Terra e seu filho, Pedro, até os acontecimentos que levaram ao cerco ao sobrado dos Terra Cambará, em 1893, cerca de 100 anos depois.

Produzido pela Nexus Cinema e Vídeo, coproduzido por Panda Filmes e Globo Filmes, e com distribuição da Downtown Filmes, “O Tempo e o Vento” é livremente adaptado da obra “O Continente” (1949), do escritor gaúcho Érico Veríssimo. O livro é a primeira parte da trilogia de ficção sobre a formação do povo gaúcho, “O Tempo e o Vento”, composta, ainda, pelos volumes “O Retrato” e “O Arquipélago”. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas (diretor e roteirista de “Netto Perde Sua Alma”, autor do livro “Os Varões Assinalados”) e da escritora Letícia Wierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teve seu romance “A Casa das Sete Mulheres” adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da TV Globo (2003).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.