Muitos Homens num Só

Muitos Homens num Só marca a estreia da diretora carioca Mini Kerti em um longa-metragem da ficção. Com roteiro inspirado na obra de João do Rio (1881-1921), principal pseudônimo de Paulo Barreto, a trama central relembra a história de um personagem célebre da história do Rio de Janeiro do inicio do século XX – Arthur Antunes Maciel, conhecido por Dr. Antônio, um verídico e ousado ladrão de hotéis, que usava diversos nomes para aplicar seus golpes. Foi o livro Memórias de um Rato de Hotel que serviu de base para descortinar outras obras memoráveis do famoso cronista e jornalista que narrava o cenário carioca durante a primeira década do século XX.

Muitos Homens num Só, distribuído pela Downtown Filmes, foi o grande vencedor do Cine PE de 2014, com dez troféus, incluindo Melhor Filme, prêmio do público, Direção, Roteiro, Melhor Atriz para Alice Braga e Melhor Ator para Vladimir Brichta.

Protagonizado por Vladimir Brichta, o filme romanceia a história do criminoso que vivia no Rio de Janeiro. Apaixonado por Eva, uma mulher casada, interpretada por Alice Braga, o ladrão vê sua liberdade colocada em risco pelo romance. Eva, que tem dons de desenhista, mas tem sua vida atada às vontades do marido (Pedro Brício), é a personagem-título de uma peça teatral do mesmo autor.

Ao longo de sua jornada de furtos, a polícia se desdobra para encontrar Dr. Antônio sob a orientação de Félix Pacheco, que procura um método de identificação capaz de encontrar, organizar e catalogar os cidadãos. O jornalista, fundador do Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia, é interpretado por Caio Blat. O ator Silvio Guindane também está no elenco, no papel do jornalista Barreto, inspirado em João do Rio. Félix Pacheco e João do Rio eram colegas de profissão.

O cenário é um Rio dividido entre dois mundos, a marginalidade e a nobreza, espalhados por uma cidade atenta às descobertas, e em transformação em direção à modernidade, como narrou tantas vezes João do Rio em livros, peças e seus textos publicados ao longo de 10 anos no jornal Gazeta de Notícias.

Muitos Homens num Só estreia nos cinemas no dia 25 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.