Festival de Gramado 2015: “Introdução à Música da Luz”

Por Maria do Rosário Caetano, de Gramado

 

O cineasta carioca, Luiz Carlos Lacerda, debateu, na manhã de ontem (9/08), em Gramado, INTRODUCÃO À MÚSICA DA LUZ, sua nova incursão no perturbado universo narrativo de LÚCIO CARDOSO. O filme, protagonizado por Ney Latorraca, Bete Mendes e pelos jovens Greta Antoine e Armando Babaioff, se passa na zona rural de MG, onde vivem uma costureira (Bete Mendes), seu marido, Uriel (Latorraca) e uma jovem que ajuda nos afazeres domésticos. Ela se apaixonará por um peão (Babaioff), mas será o obscuro objeto do desejo de Uriel, com quem tem (desconhecidos) laços de sangue.

No debate, Luiz Carlos Lacerda justificou o título do filme (que, assim como o argumento lhe foi deixado por LÚCIO CARDOSO): para Lúcio (nascido em Curvelo-MG), “o desejo é a música que corre no sangue”. Paulo Cezar Saraceni filmou três histórias de Lúcio Cardoso (Porto das Caixas, Crônica da Casa Assassinada e O Viajante). Lacerda filmou “Mãos Vazias”, com Leila Diniz, “A Mulher de Longe” e, agora, “Introdução à Música da Luz”. No debate, ele contou que continuará mergulhado no universo do escritor mineiro, pois está preparando LUCIO E MURILO, sobre encontro do romancista com o poeta Murilo Mendes. E mais: vai produzir COM OS OLHOS NO CHÃO, novo filme de Rafael Conde. “Somos da mesma enfermaria”, brincou, pois “gostamos de Lúcio Cardoso e Cornélio Penna”.

Na foto, Lacerda e sua equipe técnica e artística, na qual se destacam a atriz Bete Mendes e o ator Armando Babaioff (ao centro).  Babaioff, que vimos recentemente em SANGUE AZUL, de Lírio Ferreira, protagoniza, com Mariana Ximenes, o novo longa-metragem de Roberto Gervitz, PROVA DE CORAGEM, selecionado para o FEST BRASÍLIA e para o Festival de Montreal. Este filme baseia-se em livro do gaúcho Daniel Galera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.